São Paulo, quinta-feira, 22 de julho de 2010

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CRÍTICA ERUDITO

Violoncelista une classicismo de Haydn a verve de compositor pernambucano

IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O caminho que leva de Haydn a Haydn passa pelo Armorial. Em seu mais recente disco, o violoncelista pernambucano radicado na Suíça Antonio Meneses colocou uma obra de seu conterrâneo Clóvis Pereira entre as criações do pai fundador do classicismo vienense.
Enquanto Mozart e Beethoven não deixaram obras para violoncelo e orquestra, Joseph Haydn (1732-1809) produziu dois concertos que são parte fundamental do repertório do instrumento.
Sua descoberta moderna, contudo, é relativamente recente. O segundo concerto de Haydn circulava em um arranjo espúrio, com o original vindo à luz nos anos 1950, enquanto o primeiro só foi descoberto na década de 60.
Meneses realiza de ambos uma leitura amadurecida e transparente, de uma espontaneidade que quase chega a mascarar seu virtuosismo.

ARMORIAL
Na época em que esse repertório foi descoberto, o pernambucano Clóvis Pereira, 78, mudava-se de Caruaru para Recife, onde se tornaria discípulo de Guerra-Peixe.
Sob os auspícios de Ariano Suassuna, comporia as primeiras obras do Movimento Armorial, que exaltou a cultura popular nordestina.
Escrito para Meneses, "Concertino para Violoncelo e Orquestra de Cordas" emprega orquestração não tão distante da de Haydn, embora a estética seja outra.

ESPONTANEIDADE
Com a espontaneidade e felicidade melódica que são suas marcas, Pereira evoca o colorido e a sonoridade das rabecas nordestinas.
Seu movimento lento tem caráter de aboio, e o final é um frevo, que os músicos britânicos da Northern Sinfonia executam com surpreendente verve graças à orientação de Meneses. Sem regente, ele faz a vez de diretor musical.
O concertino foi colocado no meio do disco, separando os dois concertos de Haydn, o que faz com que sua primeira audição produza um contraste que pode até chocar.
O que ajuda a unificar a experiência é o extremo cuidado na produção sonora e o refinamento de cada fraseado.

HAYDN: CONCERTOS PARA VIOLONCELO
ARTISTA Antonio Meneses (violoncelo); Northern Sinfonia
GRAVADORA Clássicos
QUANTO R$ 35
AVALIAÇÃO bom


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