São Paulo, sexta-feira, 22 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Além do Free Jazz Festival, o mês apresenta as duas principais mostras de cinema do Brasil
Superoutubro promove maratona cinematográfica


Festival do Rio e Mostra Internacional de São Paulo trazem ao país cerca de 650 filmes


LÚCIO RIBEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Quando setembro for embora, levando junto a Olimpíada, vai chegar a vez de a cultura instaurar o novo assunto nas conversas de paulistanos e cariocas.
São Paulo e Rio de Janeiro recebem ao longo do mês três gigantes festivais internacionais, dois de cinema e um de música.
Poucos dias depois de a maratona olímpica encerrar os Jogos lá em Sydney (Austrália), o eixo SP-Rio dá a largada a uma maratona cinematográfica que vai durar ininterruptos 29 dias e aproximadamente 650 filmes.
O primeiro dos eventos do superoutubro é o Festival do Rio BR 2000, que acontece dos dias 5 a 18 de outubro.
Entre longas e curtas-metragens, o Festival do Rio 2000, que botou o BR no nome graças a um patrocínio de três anos travado com a Petrobras, vai exibir perto de 450 filmes, cerca de 50 a mais do que no ano passado.
Já a tradicional Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em sua 24ª edição, entrega a primeira de suas 200 atrações em película no dia 19 de outubro, durante a festa de abertura, exatamente no dia seguinte ao final do Festival do Rio. A Mostra de São Paulo termina no dia 2 de novembro.
Para incrementar o mês cinematográfico, o circuito comercial de cinema tem programadas algumas aguardadas estréias.
Logo no dia 6 chega às telas o milionário "Todo Mundo em Pânico" ("Scary Movie"), sátira aos filmes de terror que debocha de megassucessos como a série "Pânico" e os fenômenos "A Bruxa de Blair" e o "Sexto Sentido".
No dia 27 entra em cartaz "Alta Fidelidade" ("High Fidelity"), filme baseado em best seller homônimo do escritor inglês Nick Hornby, dirigido Stephen Frears e estrelado por John Cusack.
Já o Free Jazz despeja cerca de 20 atrações de rock, música eletrônica e até jazz em três dias de som no Rio, repetindo o formato em São Paulo.
De Sonic Youth a Irvin Mayfield, de Manu Chao a Chucho Valdés, o evento é realizado de 19 a 21 no Rio de Janeiro e de 20 a 22 em São Paulo.


Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: 1 mês. 2 cidades, 650 filmes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.