São Paulo, quarta, 22 de outubro de 1997.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NETVOX
Caça aos piratas

MARIA ERCILIA
do Universo Online

A imitação pode ser uma forma de homenagem, mas às vezes dá um prejuízo danado.
Na Internet, a maior máquina copiadora do mundo, não dá nem para distinguir o que é original e o que é imitação.
Software, música, textos e imagens e filmes são replicados à vontade, e o controle é quase impossível.
Mas as tentativas de manter a lei e a ordem não faltam, e eventualmente alguma vai acabar funcionando.
O MusicBot, por exemplo. Ele procura músicas pirateadas pelo nome, na Web inteira. Trabalha para a BMI (www.bmi.com), uma organização sem fins lucrativos que protege direitos autorais.
O programa só procura músicas licenciadas pela BMI, mas há planos de vendê-lo para outras empresas.
Segundo o MusicBot, 26 mil sites na Web têm algum tipo de música. A BMI afirma que não está muito preocupada com adolescentes que copiam uma ou outra música, mas com sites comerciais que não pagam licenças.
Porque tem gente que exagera. Johnny Cash, um cantor country americano, resolveu se sentir muito prejudicado por um site na Eslovênia que tinha cópia de uma canção sua, "Rings of Fire".
Uma outra empresa, a Intersect (www.intersect-marketing.com), tem um produto bastante parecido com o MusicBot.
Mais complicado ainda é proteger texto. Na Feira de Frankfurt, aberta no último sábado, a primeira demonstração de um sistema de marcação eletrônica reuniu centenas de editores. Isso num evento tradicionalmente resistente a produtos eletrônicos.
O sistema (www.doi.org) foi desenvolvido pela Associação dos Editores Americanos, mas encontrou rapidamente apoio dos europeus e da Associação Internacional dos Editores (www.ipa-uie.org).
O sistema está em fase de teste. Cada editor paga US$ 1.000 para receber um número e participar.
O mesmo sistema pode servir também para proteção de fotos, música e filmes.
Para proteger imagens também existem alguns outros produtos, como o Digimarc (www.digimarc.com), e um sistema desenvolvido pela empresa japonesa NEC.
Marca d'água
A Liquid Audio (www.liquidaudio.com) criou uma tecnologia que inclui um sistema de compressão para melhor qualidade do som e uma "marca d'água" para proteção ao direito autoral.
Quando esses sistemas funcionarem bem, vão encerrar a fase mais desenfreada do bangue-bangue autoral da Web, que desencoraja artistas que vivem de direitos autorais.
E podem animar editoras e gravadoras a entrar com tudo na Internet, o que significa produtos mais baratos. Um dia ainda vamos queimar CDs e imprimir livros em casa.
Teoria da conspiração
Access Manson é um site que defende a loucura e os crimes de Charles Manson (www.atwa.com) e diz que ele foi injustiçado. Foi criado por Sandra Good, ex-membro da "família" Manson.
Já chamou a atenção do promotor Stephen Kay, que colocou Manson na cadeia 25 anos atrás e até hoje reúne documentação sobre o caso.
Kay não chegou a tentar fechar o site, mas publicou na página do "The New York Times" uma resposta aos argumentos apresentandos nele.
Ele acredita que Manson está por trás da idéia. Diz que até hoje os membros da "família" não fazem nada sem ordem dele.
O site tem até um e-mail para quem quiser falar com o webmaster, George Stimson, que diz que a maioria da correspondência que recebe é "amigável".


Zines de meninas se unem em rede Minx, Wench, Hues, Maxi e Womenïs Room são os novíssimos zines de mulheres que vêm se juntar aos veteranos Bust e gURL na Estronet -confira no endereço www.estronet.com (isso mesmo, "estro" de estrógeno)


QUAKE 2

Saiu no domingo um demo "jogável" do Quake 2. Você pode fazer o download no www2.uol.com.br/outerspace/. O novo Quake vem com ambientes muito mais detalhados e realistas, com novos efeitos de luz, mais monstros e armas diferentes.
A id software promete que o Quake 2 em rede vai suportar até 220 jogadores ao mesmo tempo (o demo só pode ser jogado individualmente).
A versão paga virá com um módulo de edição, para que os jogadores possam criar variações do Quake 2.


SEXO

A revista .net acaba de lançar uma pesquisa online sobre comportamento sexual dos brasileiros na Internet (200.246.248.127/dotnet/pesquisa/). O resultado será analisado por especialistas. Quem participar concorre a um ano de assinatura da .net.


BANNERS
O site holandês Mount promove um concurso de desenho de "banners" (www.mount.nl/concurso). O texto é em português. O vencedor será exibido no site e ganha um prêmio surpresa.

E-mail: netvox@uol.com.br



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.