São Paulo, sexta-feira, 22 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BARULHO

Show incomoda moradores do Pacaembu

DA REPORTAGEM LOCAL

O barulho do show do Chemical Brothers, realizado na noite de anteontem, no estádio do Pacaembu, incomodou moradores da região. O espetáculo teve início às 22h20 e terminou à meia-noite.
A atriz Ruth Escobar, que mora perto do local, disse que sua casa "quase tremia" e que não conseguia dormir. "O barulho é infernal. Vou sugerir aos moradores o não pagamento do IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano]. Quem sabe assim a prefeitura não decide olhar para o problema."
O ruído perturbou pessoas que moram próximo à avenida Angélica, em Higienópolis, e em Perdizes, segundo Iênidis Benfati, coordenadora-geral da associação Viva Pacaembu por São Paulo. "Muita gente acordou assustada. As janelas tremiam."
"Foi tão horrível que acordei achando que era trovoada. Nunca houve barulho assim", disse Beatriz Costa Tsukamoto, que mora perto da rua Cardoso de Almeida (Perdizes) e preside a Associação dos Moradores e Amigos do Pacaembu, Perdizes e Higienópolis. Segundo as moradoras, o problema é que o Pacaembu fica num vale, o que transforma o local numa "concha acústica natural". "Isso gera um eco que atinge ruas distantes do estádio", diz Benfati.
Ela afirma que os shows chegam a cem decibéis, sendo que a lei para a região permite 50 à noite. "O Pacaembu tem vocação para eventos esportivos, e seu uso está sendo deturpado. Não há preparação acústica para espetáculos."
O estádio, público, foi cedido pela prefeitura para o show. A Nokia, que promoveu o evento, afirmou por meio de sua assessoria que todas as normas estipuladas pelos órgãos públicos foram seguidas, como término até meia-noite e público até 32 mil (foram 28 mil pagantes). Procurada pela Folha, a Secretaria Municipal das Subprefeituras não comentou o assunto até o fechamento desta edição. (LAURA MATTOS)


Texto Anterior: Erika Palomino
Próximo Texto: Música: Villa-Lobos e Hendrix tocam juntos em Naná
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.