São Paulo, sábado, 22 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Coleção apresenta arquiteto Tadao Ando

Obras de japonês vencedor do Pritzker compõem nono livro

Projetos nascem do choque entre os valores da estética tradicional japonesa e os do modernismo ocidental

DE SÃO PAULO

A arquitetura sensorial e sutil do japonês Tadao Ando, 70, é o tema do nono livro da Coleção Folha Grandes Arquitetos que chega às bancas no dia 30.
Nascido em Osaka, Ando foi carpinteiro e boxeador. Sem paciência para frequentar aulas e sem dinheiro para cursar a faculdade, Ando começou a estudar arquitetura sozinho com um livro do arquiteto Le Corbusier (1887-1965). Como não entendia francês, copiou os desenhos até memorizá-los.
Aos 23 anos, Ando viajou pelo Japão para conhecer as obras de Kenzo Tange, um dos maiores nomes da arquitetura moderna japonesa. Em 1964, quando o Japão liberou viagens ao exterior, Ando largou um trabalho como desenhista de interiores para viajar à Europa. Em 1969 abriu o escritório Tadao Ando Arquiteto & Associados, em Osaka.
Do choque entre os valores e cânones da estética tradicional japonesa e os do modernismo ocidental -influenciado por Le Corbusier- nasce o caráter de sua arquitetura. Globalização, meio ambiente e o espírito japonês também fazem parte dos seus trabalhos.
Entre as obras mais conhecidas do arquiteto japonês estão a Casa Azuma, em Osaka, a Igreja sobre a Água, em Shimukappu (Japão), o Modern Art Museum of Fort Worth, em Fort Worth (EUA), o Teatro Armani, em Milão (Itália) e o restauro do Palazzo Grassi, em Veneza (Itália).
A Casa Azuma é um exemplo da funcionalidade do arquiteto. Ocupa um lote pequeno e estreito entre duas casas de estilo tradicional.
Cada livro avulso da coleção, com 80 páginas, custa R$ 16,90; a coleção completa, R$ 287,30. Assinantes Folha, Edição Digital e UOL têm descontos nos lotes.



Texto Anterior: Crítica/Romance: Livro ganhador do Booker Prize questiona os limites da memória
Próximo Texto: Ator John Malkovich faz turnê de peça no Brasil em novembro
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.