São Paulo, quinta-feira, 22 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Instituto cria banco de versos on-line

DA REPORTAGEM LOCAL

Primeiro, foi a plástica; agora, é a vez da poética. No meio, cinema, música e teatro. Um site com verbetes sobre 272 escritores brasileiros -o Panorama Poesia-, no ar desde terça, é o novo passo do Instituto Cultural Itaú para divulgar on-line seu vasto banco de dados das artes nacionais.
Isoladamente, os filhotes mais novos da "Enciclopédia Itaú de Artes Visuais" (na rede desde março) não alcançam, ainda, suas proporções superlativas -a saber, 3.200 verbetes de artistas e cerca de 9.500 imagens de obras. Juntos, porém, os "panoramas" formam "Panorama" -esta sim uma enciclopédia nos moldes do compêndio de artes plásticas.
Como o resto da família, Panorama Poesia está alocado no site da instituição -www.itaucultural.org.br. A atualização dos dados será constante, com a colaboração dos próprios poetas e visitantes, já que "o meio permite essa agilidade", como diz Luís Camargo, 47, coordenador do núcleo de literatura do Itaú.
A escolha dos escritores começou em 92, somente com poetas, e recebeu nomes até 97. A inclusão de verbetes recomeçará em breve e, segundo Camargo, haverá também seções de prosa, sendo a próxima de cronistas, em 2002.
Camargo acha que comandou uma "seleção bastante cuidadosa", que chega aos 3.000 poemas. Não se espante o visitante, no entanto, por encontrar no site somente 30 escritores listados, ao lado de um índice de movimentos literários e outro de gêneros.
Os autores que compõem este índice seriam, na opinião do coordenador, "uma amostra de nomes representativos de todos os movimentos listados".
"Procurei mostrar, por exemplo, que existem várias escritoras" -caso da mineira Bárbara Eliodora (1759-1819), mulher de Alvarenga Peixoto e comadre de Tomás Antonio Gonzaga. Da "Princesa do Brasil" (como era chamada pelos inconfidentes), só se conhece um poema, mas, para Camargo, sua escolha se justifica por "mostrar que temos uma produção feminina já há tempos".
O Panorama Poesia tem ainda links para um curso virtual, montado com a Unicamp, e duas antologias, norteadas por outros projetos do Itaú Cultural: "A Luz na Poesia Brasileira", que segue o eixo curatorial de 2001; e "Anos 70: Poesia" (do projeto em curso que ressalta manifestações de arte na década), que traz 31 autores ainda não incorporados ao Panorama. (FRANCESCA ANGIOLILLO)



Texto Anterior: Literatura: Projeto coloca a poesia brasileira de perfil
Próximo Texto: Trechos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.