|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
DOCUMENTÁRIO
Cineasta retrata o "assalto" de 35
BRUNO YUTAKA SAITO
DA REDAÇÃO
Em 1994, quando começou os
trabalhos de pesquisa para o documentário "35 - O Assalto ao Poder" -que passa hoje na Rede
SescSenac de Televisão- o cineasta Eduardo Escorel sentia-se
como um deslocado arqueólogo.
O filme, a terceira parte de uma
série sobre os anos 1930 a 1985 no
Brasil, trata mais especificamente
dos fatos que circundaram um
curto período de cinco dias de
1935, quando três levantes militares tentaram derrubar o governo
do então presidente Getúlio Vargas (1883-1954).
"O Muro de Berlim já tinha caído, ninguém mais falava sobre comunismo: sentia-me meio perdido", diz Eduardo Escorel, 57.
A demora de oito anos para a
conclusão do filme deve-se, além
de fatores financeiros, a uma extensa busca por raros materiais de
arquivo. "Temos imagens rigorosamente inéditas que foram conseguidas graças aos contatos que
fizemos por internet com acervos
de vários países", explica.
Cenas do 4º Congresso da Internacional Comunista [realizado
em Moscou em 1922], seu presidente Grigori Zinoviev e reuniões
integralistas no Brasil, por exemplo, contribuem para o que Escorel chama de "concretude visual"
de personagens históricos.
O cineasta diz que o fato de o filme ficar pronto quase no mesmo
momento em que o PT chega à
Presidência é mera coincidência.
Essa sincronicidade de fatos permite associações de referências
quase inevitáveis.
"Em 1935 a conquista do poder
era vista pelos militares como um
assalto; hoje verificamos uma
transição política pacífica", diz.
"Traçar paralelos é algo arriscado.
No entanto é difícil não pensar em
Lula quando vemos [no filme" a
figura messiânica de Luiz Carlos
Prestes [1898-1990]."
Escorel diz que a série terá, ao
total, seis ou sete capítulos. O próximo será sobre o Estado Novo.
35 - O ASSALTO AO PODER - Quando:
hoje e dia 29 às 21h na STV - Rede
SescSenac de Televisão. Patrocinadores:
Banco Santander Banespa, Lorenzetti,
Raia & Cia.
Texto Anterior: "Full Frontal": Soderbergh reforça estilo instigante Próximo Texto: Por trás do véu Índice
|