São Paulo, sexta-feira, 22 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOCUMENTÁRIO

Cineasta retrata o "assalto" de 35

BRUNO YUTAKA SAITO
DA REDAÇÃO

Em 1994, quando começou os trabalhos de pesquisa para o documentário "35 - O Assalto ao Poder" -que passa hoje na Rede SescSenac de Televisão- o cineasta Eduardo Escorel sentia-se como um deslocado arqueólogo.
O filme, a terceira parte de uma série sobre os anos 1930 a 1985 no Brasil, trata mais especificamente dos fatos que circundaram um curto período de cinco dias de 1935, quando três levantes militares tentaram derrubar o governo do então presidente Getúlio Vargas (1883-1954).
"O Muro de Berlim já tinha caído, ninguém mais falava sobre comunismo: sentia-me meio perdido", diz Eduardo Escorel, 57.
A demora de oito anos para a conclusão do filme deve-se, além de fatores financeiros, a uma extensa busca por raros materiais de arquivo. "Temos imagens rigorosamente inéditas que foram conseguidas graças aos contatos que fizemos por internet com acervos de vários países", explica.
Cenas do 4º Congresso da Internacional Comunista [realizado em Moscou em 1922], seu presidente Grigori Zinoviev e reuniões integralistas no Brasil, por exemplo, contribuem para o que Escorel chama de "concretude visual" de personagens históricos.
O cineasta diz que o fato de o filme ficar pronto quase no mesmo momento em que o PT chega à Presidência é mera coincidência. Essa sincronicidade de fatos permite associações de referências quase inevitáveis.
"Em 1935 a conquista do poder era vista pelos militares como um assalto; hoje verificamos uma transição política pacífica", diz. "Traçar paralelos é algo arriscado. No entanto é difícil não pensar em Lula quando vemos [no filme" a figura messiânica de Luiz Carlos Prestes [1898-1990]."
Escorel diz que a série terá, ao total, seis ou sete capítulos. O próximo será sobre o Estado Novo.


35 - O ASSALTO AO PODER - Quando: hoje e dia 29 às 21h na STV - Rede SescSenac de Televisão. Patrocinadores: Banco Santander Banespa, Lorenzetti, Raia & Cia.


Texto Anterior: "Full Frontal": Soderbergh reforça estilo instigante
Próximo Texto: Por trás do véu
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.