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TELEVISÃO
Negros ainda engatinham na TV brasileira
ESTHER HAMBURGER
especial para a Folha
No próximo sábado, estréia
"Axé Brasil" na Bandeirantes. Enquanto o Brasil, com sua vasta população negra, ainda engatinha no
que se refere a espaço para os negros na mídia, os Estados Unidos,
com seus meros 12% de negros,
desenvolveram um amplo mercado de produtos especializados.
BET, ou Black Entertainment
Television (Televisão Negra de
Entretenimento), é o nome do canal a cabo feito por e para negros
norte-americanos. Além de propiciar mercado de trabalho para
profissionais e promover a auto-estima dos negros, o canal, que
não é exclusivista, foge um pouco
ao feijão com arroz. E é capaz de
produzir comentários ácidos.
Fundado em 1980 -quando ia
ao ar somente durante duas horas
por semana-, o BET funciona 24
horas por dia, apresentando um
grande leque de programação,
com ênfase em música.
Misto de MTV e Univision, o
BET preenche grande parte de sua
grade com videoclipes de artistas
negros. A emissora tem programas especializados em rap e hip
hop, jazz e gospel.
"Tonight" informa sobre exposições e programações de interesse
especial para a comunidade negra.
Temas que não aparecem em outros canais, como a exposição de
navios negreiros do século 17, encontrados e reconstruídos por arqueólogos, aqui viram notícia. Por
vezes com comentários picantes.
Radicalizando uma crítica publicada nos principais jornais do
país, o comentarista cultural rejeitou o novo filme de Steven Spielberg, "Amistad", por não representar o ponto de vista escravo.
Às vésperas do Natal, a tensão
entre a autenticidade da cultura
negra e sua exploração comercial
aparece por exemplo em uma reportagem sobre o "Kwanzaa",
uma celebração alternativa supostamente criada nos anos 80 na Califórnia. Hoje se vende o Kwanzaa
como se vende o Natal.
Mas a empresa BET vai bem. E os
anunciantes comparecem, tanto
com comerciais protagonizados
por brancos, como com filmes especialmente dedicados ao consumidor negro. Brancos aparecem
também ocasionalmente nos programas da emissora.
A companhia explora um filão
importante do mercado e se expande ativamente para outras
áreas. Criou uma editora que publica duas revistas, a "BET Weekend" e a "Emerge". Produz e distribui produtos com a sua marca.
Possui uma rede de restaurantes e
atua na área financeira. A ousadia
da iniciativa empresarial americana é enorme se comparada às ainda tímidas investidas negras na
mídia brasileira. Sucesso ao "Axé
Brasil".
E-mail: ehamb@uol.com.br
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