São Paulo, sábado, 22 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pinturas de Debret têm releitura

DA REDAÇÃO

A mestiçagem na história também é tema de outro lançamento da Companhia das Letras, "Rio de Janeiro - Cidade Mestiça", que conta com textos de três autores: o romancista guineano Tierno Monénembo, o historiador brasileiro Luiz Felipe de Alencastro e o próprio Serge Gruzinski.
Os ensaios partem de imagens feitas por Jean-Baptiste Debret, autor de "Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil", a partir de 1816, quando o francês chegou ao Rio.
O texto de Gruzinski, "As Novas Imagens da América", investiga o contexto da vinda dos viajantes que retrataram o Brasil a partir do século 19, comparando sua visão com a maneira como foram retratados outros países da América Latina na mesma época. Gruzinski traça um paralelo entre os que estiveram no Brasil e os chamados "costumbristas" mexicanos.
Surgem algumas curiosidades. O francês conta, por exemplo, que a proliferação de carregadores de água, mercadores e biscateiros, figuras comuns nas cenas de Debret, repetem-se nos retratos feitos por europeus no México e em outros países latino-americanos.
Outros aspectos levantados por Gruzinski são a teatralização das cenas urbanas do francês e os sinais que deixam entrever gostos e preconceitos, assim como as mudanças do olhar europeu em relação à América Latina. (SC)


RIO DE JANEIRO - CIDADE MESTIÇA -0São Paulo, 2001. De: Luiz Felipe de Alencastro, Serge Gruzinski e Tierno Monénembo. Editora: Companhia das Letras. Quanto: R$ 78,50 (199 págs.).


Texto Anterior: "História": Obra escava mestiçagens no Novo Mundo
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.