UOL


São Paulo, quinta-feira, 23 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Windrunner - O Vencedor
Record, 14h.
  
(Windrunner). EUA, 94, 108 min. Direção: William Clark. Com Russell Means, Jason Wiles. Em conflito com o pai -ex-astro do futebol americano- e escanteado pelo time do colégio, jovem encontra ajuda na pessoa de Jim Thorpe, esportista famoso, que o incentiva a reencontrar ensinamentos da antiga cultura nativa norte-americana. Em suma, um filme sobre iniciação, voltado para o público infanto-juvenil e versando sobre a busca de caminhos pessoais.

A Espada Mágica - A Lenda de Camelot
SBT, 14h15.
 
(The Magic Sword). EUA, 98. Direção: Frederk du Chau. Com Gary Oldman, Jane Seymour. Garota sonhadora e aventureira, mais alguns amigos, põem-se à cata da famosa espada do rei Arthur, no que são ajudados pelo mago Merlin.

Conta Comigo
Globo, 16h.
   
(Stand by Me). EUA, 86, 87 min. Direção: Rob Reiner. Com Wil Wheaton, River Phoenix. Quatro garotos dispõem-se a encontrar o cadáver de um menino assassinado. Baseado num conto de Stephen King -ele próprio baseado num suposto episódio da infância do escritor- Reiner faz um filme em que não há propriamente horror, mas o sentimento do horror. Acima da média.

Agenda da Morte
Record, 21h.
 
(Under Oath). EUA, 96, 97 min. Direção: Clay Borris. Com Nick Mancuso, Richard Grieco. Serial killer elimina policiais com métodos nada delicados. No mais, outros policiais são suspeitos.

O Seresteiro de Acapulco
Bandeirantes, 22h15.
  
(Fun in Acapulco). EUA, 63, 97 min. Direção: Richard Thorpe. Com Elvis Presley, Ursula Andress. No México, Elvis divide o tempo entre as funções de salva-vidas e cantor, enquanto aproveita para encantar as garotas.

Intercine
Globo, 1h40.

O suspense "Truque Mortal" (94, de William Cole, com Lisa Zane, Whip Hubley) disputa com o drama "Acusação" (95, de Mick Jackson, James Woods, Mercedes Ruehl) o direito a passar na quinta.

Retorno Insólito
Globo, 3h55.
 
(The Strangers Within). EUA, 90. Direção: Tom Holland. Com Kate Jackson, Ricky Schroder. Jovem (Schroder) chega à casa de Kate Jackson, dizendo ser seu filho, sequestrado quando tinha três anos. Outra variante de "O Retorno de Martin Guerre". (IA)

Primor de equilíbrio

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

"Onde Começa o Inferno" (Cinemax, 13h) é um tratado sobre a precisão cinematográfica. A história é a de um xerife que, com a ajuda de um assistente alcoólatra, combate uma gangue de malfeitores.
O roteiro é, de resto, muito bom. Mas o essencial é como cada gesto parece estar no lugar e na hora certos. O modo como John Wayne segura seu rifle ou a maneira como os passos dele e de Dean Martin deixam-se sincronizar quase magicamente -coisas assim fazem deste filme de Howard Hawks um primor de equilíbrio.
Equilíbrio cuja prova surge no meio do filme, quando toda a ação se interrompe para que sejam cantadas duas músicas. E, mesmo submetida a essa prova, a ação prossegue impávida e o ritmo não é quebrado. O gênio, em cinema, é isso.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Abaixo o cecê! Saiu o botox pra sovaco!
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.