UOL


São Paulo, quinta-feira, 23 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Musa e ironia sustentam o verão da MTV

XICO SÁ
CRÍTICO DA FOLHA

E tomem psicologia de terceira: funcionamos diante da TV como o viciado cachorrinho de Pavlov. Toca a sineta e lá estamos diante de mais uma bacia de alimento. Educação do repeteco.
Na entressafra de janeiro, a ração é velha, passada, mas ruminamos reprises como uma sucuri amazônica que acabou de engolir um boi.
Atolados no sofá, mal sabemos o que é velho, novo ou de terceira mão. Baba, cãozinho, baba. O tempo é o do eterno repeteco mesmo. Tanto bate até que fura. Embora insista nos seus "recuerdos de Ipacaray", a faixa "Verão 2003" da MTV traz a farofa de sempre, mas com alguns ensaios de animada sustância.
Tem lá a Daniela Cicarelli e seus olhos esmeraldas do Atlântico, como diz o slogan lindo e brega do turismo de Fernando de Noronha. Esses moços, pobres moços imberbes de rostos espinhudos, babam. O jogo é esse.
Ela faz dupla com Cazé nas "Notícias de Bikini". E funciona: a certinha da estação e o anti-herói, o desajeitado, o branquelo antigalã por excelência. Tipo aquele casal que gera um comentário assim: "Pô, maior gostosa com esse cara mal diagramado".
Mas a sustância fica mesmo é por conta da ironia permanente de Cazé, cuja sátira não poupa o veículo e muito menos o próprio apresentador. No país em que vingam Hulks e Mions, a ironia é produto de primeira necessidade.
O sarro ao mundo televisivo também está no humorístico "Hermes & Renato" do verão da MTV, que vem com o personagem "Jô-Selito", que faz um "onze e meia" de 16 toneladas.
Enquanto isso, o VJ Edgar mantém o bom-mocismo que lhe cabe, com direito a canções ao violão, tipo aquele cara que dobra fácil a dureza da sogra e se consagra entre os cunhados. Marina Person, do mesmo núcleo, sopra uma brisa nouvelle vague -a escola francesa de cinema e charme com um rápido tédio ao sol.
Mais um verão e a "velha guarda" da emissora jovem é quem segura a onda, embora tenha perdido, nos últimos anos, gente que entendia mesmo de música, como o VJ Rodrigo Brandão, por exemplo. Aos VJs estreantes, bem, fica o palpite do antigo cronista: envelheçam, envelheçam.


Verão MTV 2003    
Quando: todos os dias na faixa de programação da MTV, às 9h, 16h e 20h30



Texto Anterior: Exposições homenageiam São Paulo
Próximo Texto: Contardo Calligaris: Nostalgia dos tubarões
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.