São Paulo, sábado, 23 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Literatura' de Sodré tem segunda edição

da Reportagem Local

A editora Graphia pretende relançar em março o livro "Literatura e História no Brasil Contemporâneo", do escritor e historiador Nelson Werneck Sodré, morto no último dia 13.
A edição foi totalmente revista e ampliada pelo autor. Foi acrescentado, por exemplo, um ensaio sobre as conexões entre literatura e liberdade na década de 30, que complementa o estudo nuclear da primeira edição, de 84.
O livro é o quarto título de Sodré publicado pela editora -"Panorama do Segundo Império" (1939) foi relançado no ano passado, e "Capitalismo e Revolução Burguesa no Brasil" (1990) e "A Farsa do Neoliberalismo" (1995), que tiveram segunda edição em 97, não têm previsão de relançamento.
"Literatura e História" é, segundo a crítica, uma espécie de complementação do já clássico "História da Literatura Brasileira - Seus Fundamentos Econômicos", de 1938, em que Sodré analisa a cultura brasileira desde a crise do sistema político ocorrida no final do século 19 até os anos 70.
Quando foi relançada, em 88, a obra também foi revista e ampliada pelo autor, sempre seguindo seu método de avaliar a produção cultural sob uma visão sociológica.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.