São Paulo, quarta-feira, 23 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DESIGN
Projetos ecológicos estão em exposição

free-lance para a Folha

A madeira e o manejo sustentável são os temas da mostra "Brasil Faz Design" deste ano, evento que vem se consolidando e objetiva, pela quarta vez consecutiva, lançar nomes no mercado e dar um panorama do que é o design brasileiro hoje.
Dividida em três categorias, sustentável, estudante e profissional, a mostra vai até 12 de março no Museu da Casa Brasileira e segue depois para Milão, onde fica de 11 a 16 de abril na galeria Società Umanitaria.
Os veteranos Joaquim Tenreiro e José Zanine Caldas, considerados mestres pioneiros na utilização da madeira pelos organizadores, recebem homenagens. Uma peça de cada estará participando do conjunto da mostra.
O eixo curatorial dessa edição foi a preocupação com a preservacionismo ecológico. Boa parte das peças são em madeira com o certificado de que a matéria-prima veio de plantações renováveis e que não agridem o meio ambiente.
"É a nossa contribuição para a comemoração dos 500 anos do Descobrimento, um alerta sobre a devastação da floresta amazônica", explica a curadora e integrante da comissão julgadora Marili Brandão.
São, ao todo, 76 produtos, incluindo peças de mobiliário, iluminação e projeto gráfico. Marili disse que houve um aumento nas inscrições dos participantes. Foram 250, em 1998, e 400, em 99.
"Tivemos um crescimento importante dos trabalhos industriais, um setor que exige mais dinheiro, tecnologia e cuja experimentação, por vezes, é um pouco menor", afirmou.
(DEMETRIUS CAESAR)


Mostra: Brasil Faz Design Onde: Museu da Casa Brasileira (av. Brigadeiro Faria Lima, 2705, tel. 0/xx/ 11/210-3727) Quando: de hoje até 12 de março Quanto: entrada franca Patrocínio: Tok & Stock

Texto Anterior: Livros e filme desvendam crítico
Próximo Texto: Cinema: Berlim projeta fusões e confusões
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.