São Paulo, quarta-feira, 23 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Milão une comercial e criação

da enviada a Milão

A temporada de lançamentos de Milão é a terceira etapa do circuito fashion do ano 2000. Serão desfiladas, até o próximo sábado, as coleções de prêt-à-porter outono-inverno correspondentes à estação em questão no Hemisfério Norte. Ao contrário do Brasil, em que os lançamentos estão ainda próximos ao varejo, as apresentações na Europa e Estados Unidos se voltam para a imprensa internacional especializada e para os compradores. As temporadas são bienais.
O prêt-à-porter, palavra francesa para pronto para usar, representa as roupas feitas em grande escala, com tamanhos e modelagens pré-definidas. A alta-costura, ao contrário, é feita por roupas manufaturadas uma a uma, com materiais exclusivos e nobres, para clientes mais exclusivas e nobres ainda. Há também a temporada do prêt-à-porter masculino, desfilada em separado.
Nova York foi a primeira escala, no início de fevereiro, Londres a segunda, a últimaParis, a partir de sábado.
Nem sempre foi assim. Milão abria, Londres vinha espremida no meio, Paris encerrava, cabendo aos franceses o posto de fogueira criativa da moda. Nos últimos dois anos, entretanto, cresceu a importância da Itália no caminho de uma moda comercial e inovadora, com a participação cada vez mais marcante de nomes como Prada e Gucci. Nova York, de seu lado, ganhou a presença de Helmut Lang em seu cronograma, que resolveu desfilar antes há três temporadas e puxou os gigantes Calvin Klein e Donna Karan. O resto veio atrás.
Os resultados, além de estabelecer o caos em revistas e jornais, forçaram Nova York e Paris a terem mais idéias. Ninguém mais quer saber apenas das chamadas tendências. (EP)


Texto Anterior: Moda - Milão: Prada flerta com tradição, e "new chic" avança
Próximo Texto: Brasileira mostra Byblos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.