São Paulo, quinta-feira, 23 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

O Mistério do Lago Ness
Record, 14h30.
  
(Loch Ness). EUA/Inglaterra, 1995, 101 min. Direção: John Henderson. Com Ted Danson. Em sua viagem à Escócia, biólogo tenta provar que o monstro do lago Ness não passa de uma lenda. Será mesmo?

A Chave Mágica
Globo, 15h45.
   
(The Indian in the Cupboard). EUA, 1995, 97 min. Direção: Frank Oz. Com Hal Scardino. Garoto descobre maneira de dar vida a um índio de brinquedo. Problema: um amiguinho toma ciência do mesmo segredo e, com ele, dá vida a um caubói.

O Leão Destruidor
Record, 22h15.
 
(Lion Strike). EUA, 1994. Direção: Rick Jacobson. Com Don "The Dragon" Wilson. Computador cobiçado por muitos mafiosos tem por proprietário um especialista em artes marciais.

Stallone Cobra
SBT, 22h50.
 
(Cobra). EUA, 1986, 87 min. Direção: George Pan Cosmatos. Com Sylvester Stallone. Stallone agora é um Rambo na selva da cidade, às voltas com psicopatas assassinos.

Intercine
Globo, 1h20.

Duas comédias disputam a preferência dos votantes: "Jerry Maguire - A Grande Virada" (1996, de Cameron Crowe, com Tom Cruise) e "A Morte lhe Cai Bem" (1992, de Robert Zemeckis, com Meryl Streep).

O Exterminador 2
SBT, 3h10.
 
(The Exterminator 2). EUA, 1984, 104 min. Direção: Mark Buntzman. Com Robert Ginty. O "justiceiro" do primeiro filme da série volta à ativa para combater uma quadrilha liderada por um sádico.

Vingança Impiedosa
SBT, 4h30.
  
(Chrome Soldiers). EUA, 1992, 92 min. Direção: Thomas J. Wright. Com Gary Busey. Voltando à sua cidade, veterano do Vietnã descobre que seu irmão foi morto pelo xerife. Ele se juntará a ex-combatentes para por fim aos desmanados do xerife. Só para SP.

Nadine, um Amor à Prova de Bala
Globo, 3h45.
   
(Nadine). EUA, 1987, 78 min. Direção: Robert Benton. Com Jeff Bridges, Kim Basinger. Grávida e em processo de divórcio, a cabeleireira Nadine tenta reaver os originais de umas tantas fotos tiradas no passado em que aparecia pelada. (IA)

Precioso reverso de Rohmer

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Só pelo nome já sabemos que Eric Rohmer não se importa com o sucesso: "A Árvore, o Prefeito e a Mediateca" (TV5, 20h30) deve ser o menos comercial dos títulos.
No entanto, é como se um fenômeno de reversão acontecesse: à custa de ser rebarbativo, ele começa a nos indagar. Que relação pode existir entre essas três palavras? Bem, um prefeito e uma mediateca ainda se relacionam. Seja lá o que for, uma mediateca parece ser algo como um fato político. Mas e a árvore?
Se tudo isso nos atrai, melhor se torna a coisa depois: Rohmer confronta discursos políticos antagônicos numa pequena cidade. Ao fazê-lo, é como se percebêssemos algo mais: a lógica dos discursos, dos antagonismos políticos. E saímos constatando que este é um filminho precioso.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Saiu o corno trio elétrico!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.