São Paulo, quinta-feira, 23 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Miles e Jack percorrem os vinhedos da Califórnia

COLUNISTA DA FOLHA

Normalmente, os livros chegam ao estrelato antes de inspirarem algum filme. Mas "Amigos e Vinhos, Mulheres à Parte", de Rex Pickett, recém-lançado no Brasil, seguiu o caminho contrário. Desconhecida na época, a obra do escritor californiano serviu como base para o roteiro de "Sideways - Entre Umas e Outras", de Alexander Payne, que estreou nos EUA em 2004 e recebeu várias indicações ao Oscar.
"Amigos e Vinhos", que tem traços autobiográficos, conta a história de Miles e Jack, dois amigos que moram na Califórnia. Miles é um escritor falido que nunca teve uma obra publicada, carrega a mágoa das dezenas de cartas de recusa dos editores (o livro de Pickett foi rechaçado 15 vezes antes de despertar a atenção de Payne) e a dor-de-cotovelo de um desquite recente. Jack é um ator de sucesso, expansivo e mulherengo, que está prestes a se casar.
Na semana anterior ao casório, Miles leva o amigo em uma viagem pelo Vale de Santa Ynez -uma área de vinhedos ao norte de Los Angeles que conta com bons vinhos tintos da uva pinot noir, os favoritos de Miles-, a fim de desfrutarem juntos os últimos dias de solteiro de Jack.
Lá, conhecem a ala feminina: Terra, atendente de uma adega -que se tornará o cálido par do igualmente fogoso Jack-, e Maya, uma garçonete recém-divorciada que compartilha a paixão por vinho de Miles. Com pinceladas ágeis, Pickett retrata as andanças do quarteto, que tem como marco as paisagens do sul da Califórnia. "Quando as coisas ficaram realmente difíceis, comecei a visitar Santa Ynez, um bom lugar para lambuzar as feridas", declarou Pickett ao "The Guardian".
Algumas das vinícolas de destaque da região, como a Sanford e a Byron, os melhores pinots californianos, como os da Kistler e Au Bon Climat, e exemplares estrangeiros (entre eles um tremendo La Tache 85) salpicam as páginas com trechos de dar água na boca. A profusão de goles ajuda a afogar as dores de Miles e rega sua difícil (e hilária) luta para entregar o incontrolável Jack ao altar.
Para quem já viu o filme, o livro permite revisitar o relacionamento dos personagens de maneira mais intensa e detalhada. (JC)


Amigos e Vinhos, Mulheres à Parte
   
Autor: Rex Pickett
Tradução: Alyda Christina Sauer
Editora: Rocco
Quanto: R$ 46 (384 págs.)



Texto Anterior: Comida/Bebida: Estante de Baco
Próximo Texto: Outras garrafas: Antinori surpreende com vinhos da Lombardia e da Puglia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.