|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
INTERNET
Site www.usinadosom.com.br estreou domingo
Grupo Abril lança primeira "web radio" interativa brasileira
da Reportagem Local
O Grupo Abril lançou anteontem em São Paulo a Usina do Som
(www.usinadosom.com.br), primeira rádio interativa brasileira e
o primeiro site aberto do grupo,
ou seja, acessível a todos os usuários de Internet, não apenas aos
assinantes do Universo Online
(dos grupos Folha e Abril).
A Usina do Som entrou no ar no
último domingo com 30 mil músicas disponíveis em 19 estações
pré-programadas de gêneros como eletrônica, forró, heavy metal,
bossa nova, axé, blues, jazz etc.
"O nosso objetivo é nos posicionarmos agora para uma demanda
que vai ser determinada no futuro", disse Giancarlo Civita, vice-presidente do Grupo Abril. Em
outra palavras, estabelecer-se antes da concorrência, fator crucial
para um negócio ser bem-sucedido na Internet.
Como as "web radios" estrangeiras, o usuário pode criar sua
própria estação, escolhendo os
gêneros e a frequência com que
quer ouvi-los. Até a manhã de ontem, havia mais de 13 mil "estações" de rádio criadas no site da
Abril -para efeito de comparação, existem cerca de 3.000 estações de rádio convencionais (AM
e FM) legalizadas no país.
Bandas e artistas independentes
ganham mais um canal de divulgação de suas músicas na Web.
Pela Usina do Som é possível fazer
o upload (colocar arquivos na Internet, o contrário de download)
das canções e uma breve descrição da banda. Já há mais de 1.500
bandas cadastradas no site.
Tudo no site é de graça. "Todos
os custos são pagos via anúncios
publicitários", disse Civita, durante a festa de lançamento do site, anteontem, num hangar do
Aeroclube São Paulo, no Campo
de Marte -lugar ideal para o
showman Zé Pedro descer de helicóptero e discotecar antes da
apresentação do Ira!.
No domingo foram 300 mil
acessos ao site; segunda-feira, 600
mil; e anteontem, 1,2 milhão de
acessos, de acordo com Civita.
Segundo ele, foram investidos
R$ 16 milhões no projeto, que começou ser desenvolvido em outubro do ano passado.
A tecnologia utilizada no site é
do Windows Media Audio, da
Microsoft, apenas em streaming
(formato em que áudio e vídeo
são transmitidos ao vivo, sem
transferência de arquivo para o
computador do usuário).
"Downloads estarão disponíveis apenas quando houver um
formato seguro e aceito pela indústria fonográfica", afirmou o
vice-presidente do Grupo Abril.
Em breve a Usina do Som também oferecerá clipes das músicas
veiculadas (estão sendo colocadas
1.500 novas músicas por dia no site). Já há 500 clipes digitalizados.
"Será a MTV da Internet."
Outros serviços a serem implantados é o da venda de CDs,
cujo link estará na tela enquanto a
música é executada, e a criação de
páginas de artistas e bandas já conhecidos pelo público em geral.
Civita disse ainda que está em
negociação com o Ecad (Escritório Central de Arrecadação de Direitos Autorais) para o pagamento dos direitos autorais das canções executadas. "Enviamos uma
proposta e estamos esperando
uma resposta. Queremos pagar
alguma coisa, mas não existe legislação para rádios na Web."
A equipe é formada por 23 pessoas -grande parte da redação
da revista "Showbizz" foi deslocada para o site-, responsáveis pela publicação de notícias e entrevistas com artistas.
(MARCELO NEGROMONTE)
Texto Anterior: Relâmpagos - João Gilberto Noll: Iguaria Próximo Texto: 9º Festival de Teatro de Curitiba: Royal Court quer criar parcerias Índice
|