São Paulo, quinta-feira, 23 de março de 2000


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INTERNET
Site www.usinadosom.com.br estreou domingo
Grupo Abril lança primeira "web radio" interativa brasileira

da Reportagem Local

O Grupo Abril lançou anteontem em São Paulo a Usina do Som (www.usinadosom.com.br), primeira rádio interativa brasileira e o primeiro site aberto do grupo, ou seja, acessível a todos os usuários de Internet, não apenas aos assinantes do Universo Online (dos grupos Folha e Abril).
A Usina do Som entrou no ar no último domingo com 30 mil músicas disponíveis em 19 estações pré-programadas de gêneros como eletrônica, forró, heavy metal, bossa nova, axé, blues, jazz etc.
"O nosso objetivo é nos posicionarmos agora para uma demanda que vai ser determinada no futuro", disse Giancarlo Civita, vice-presidente do Grupo Abril. Em outra palavras, estabelecer-se antes da concorrência, fator crucial para um negócio ser bem-sucedido na Internet.
Como as "web radios" estrangeiras, o usuário pode criar sua própria estação, escolhendo os gêneros e a frequência com que quer ouvi-los. Até a manhã de ontem, havia mais de 13 mil "estações" de rádio criadas no site da Abril -para efeito de comparação, existem cerca de 3.000 estações de rádio convencionais (AM e FM) legalizadas no país.
Bandas e artistas independentes ganham mais um canal de divulgação de suas músicas na Web. Pela Usina do Som é possível fazer o upload (colocar arquivos na Internet, o contrário de download) das canções e uma breve descrição da banda. Já há mais de 1.500 bandas cadastradas no site.
Tudo no site é de graça. "Todos os custos são pagos via anúncios publicitários", disse Civita, durante a festa de lançamento do site, anteontem, num hangar do Aeroclube São Paulo, no Campo de Marte -lugar ideal para o showman Zé Pedro descer de helicóptero e discotecar antes da apresentação do Ira!.
No domingo foram 300 mil acessos ao site; segunda-feira, 600 mil; e anteontem, 1,2 milhão de acessos, de acordo com Civita.
Segundo ele, foram investidos R$ 16 milhões no projeto, que começou ser desenvolvido em outubro do ano passado.
A tecnologia utilizada no site é do Windows Media Audio, da Microsoft, apenas em streaming (formato em que áudio e vídeo são transmitidos ao vivo, sem transferência de arquivo para o computador do usuário).
"Downloads estarão disponíveis apenas quando houver um formato seguro e aceito pela indústria fonográfica", afirmou o vice-presidente do Grupo Abril.
Em breve a Usina do Som também oferecerá clipes das músicas veiculadas (estão sendo colocadas 1.500 novas músicas por dia no site). Já há 500 clipes digitalizados. "Será a MTV da Internet."
Outros serviços a serem implantados é o da venda de CDs, cujo link estará na tela enquanto a música é executada, e a criação de páginas de artistas e bandas já conhecidos pelo público em geral.
Civita disse ainda que está em negociação com o Ecad (Escritório Central de Arrecadação de Direitos Autorais) para o pagamento dos direitos autorais das canções executadas. "Enviamos uma proposta e estamos esperando uma resposta. Queremos pagar alguma coisa, mas não existe legislação para rádios na Web."
A equipe é formada por 23 pessoas -grande parte da redação da revista "Showbizz" foi deslocada para o site-, responsáveis pela publicação de notícias e entrevistas com artistas.
(MARCELO NEGROMONTE)


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