São Paulo, terça-feira, 23 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Meu Amigo Einstein
SBT, 14h45.
 
(Breakfast with Einstein). EUA, 99. Direção: Craig Shapiro. Com Thomas Gottschalk, Priscilla Presley. Einstein, no caso, é um cão sem dono que recebe esse nome do menino que o recolhe. Feito para a TV.

Cadillac Azul
Globo, 15h50.
  
(Coupe de Ville). EUA, 90, 93 min. Direção: Joe Roth. Com Patrick Dempsey, Arye Gross, Alan Arkin. Três jovens irmãos brigam, enquanto levam de Detroit até a Flórida o carro que é (ou devia ser) o presente de aniversário de sua mãe. Comédia.

O Fugitivo
SBT, 22h30.
    
(The Fugitive). EUA, 93, 127 min. Direção: Andrew Davis. Com Harrison Ford, Tommy Lee Jones. O filme se inspira na célebre série de TV dos anos 60 sobre o dr. Kimble (Ford), médico condenado por matar a própria mulher, que foge para provar a inocência e é perseguido com método e frieza profissional pelo policial Jones. O roteiro consegue tirar da cartola surpresas a cada 15 minutos. A direção de Davis é inventiva, muito viva, ao mesmo tempo em que as interpretações de Harrison Ford e Tommy Lee Jones surgem impecáveis.

Intercine
Globo, 1h55.

"O Perigo Ronda Sua Casa" (Canadá, 99, de Graeme Clifford, com Natasha Henstridge, Lauren Hutton) e "Pecados de Guerra" (89, de Brian de Palma, com Michael J. Fox, Sean Penn) disputam o horário da terça.

Três É Demais
SBT, 2h30.
  
(Rushmore). EUA, 98, 93 min. Direção: Wes Anderson. Com Jason Schwartzman, Bill Murray. Jovem dedica-se profundamente a seu colégio, embora não seja bom aluno, e as suas notas, bem fraquinhas, o credenciem a perder a bolsa de estudos. A isso se somarão alguns problemas pessoais, como o fato de estar apaixonado por uma professora.

Vítimas da Justiça
SBT, 4h10.
 
(We the People). EUA, 94. Direção: Brent Huff. Com James Brolin, Shawn Huff. Três casais que passam dias em casa nas montanhas são atacados por fugitivos dispostos a tornar sua estada um amargo pesadelo. Quando conseguem dominar a situação, o problema finalmente se inverte: o que fazer com os canalhas?

Denise Está Chamando
Globo, 3h55.
   
(Denise Calls Up). EUA, 95, 81 min. Direção: Hal Salwen. Com Timothy Daly, Aida Turturro, Dan Gunther. Amigos se telefonam e se telefonam, combinam e combinam encontros. Mas na verdade se encontrar é um problema, num mundo feito para a comunicação. Essa em suma a idéia geral de um filme simples, com fôlego curto, mas com uma idéia. É mais do que nada. (INÁCIO ARAUJO)

A moral para Nolte

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Talvez seja preciso gostar um pouco de basquete para gostar de "Blue Chips" (Telecine Emotion, 18h), pois é necessário compreender a lógica do esporte.
Ali, Nick Nolte é um técnico de time universitário (portanto amador) às voltas com um problema: todo mundo está pagando aos melhores jogadores, e seu time está ficando para trás. Há que tomar uma providência.
Essa providência necessariamente o coloca diante de um previsível conflito moral. A partir daí já não é nem preciso gostar de basquete ou de qualquer esporte.
Nick Nolte faz admiravelmente o homem angustiado diante da dúvida entre sobrevivência profissional e moral. E a direção de William Friedkin extrai desse conflito emoção verdadeira e complexa. Como o final de uma bela partida.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Sabrina Sato pensa com os peitos!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.