São Paulo, segunda, 23 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A noite de "O Que É Isso, Companheiro?"

ADRIANE GRAU
enviada especial a Los Angeles

A cerimônia de entrega do Oscar deste ano, que acontece hoje, a partir das 23h (horário de Brasília) no Shrine Auditorium, em Los Angeles, marca o 70º aniversário da festa.
Para os brasileiros, ela representa mais uma chance de ver seu cinema novamente reconhecido. "O Que É Isso, Companheiro?", de Bruno Barreto, concorre à estatueta de melhor filme estrangeiro, dois anos depois de "O Quatrilho", de Fábio Barreto.
O diretor irá a cerimônia acompanhado da mulher Amy Irving e dos pais e produtores Lucy e Luiz Carlos Barreto. Os atores Fernanda Torres, Claudia Abreu e Luis Fernando Guimarães também estarão no auditório. Se no ano passado o Oscar foi dos independentes, neste ano predominam novamente os filmes de estúdio, a começar pelo favoritíssimo "Titanic", de James Cameron, produção de US$ 200 milhões que conseguiu igualar o recorde de 14 indicações de "A Malvada". "Los Angeles - Cidade Proibida" e "Gênio Indomável" receberam nove indicações cada, e "Melhor É Impossível", sete. "Titanic" concorre ao prêmio de melhor filme com "Gênio Indomável", de Gus Van Sant, "Melhor É Impossível", de James L. Brooks, "Ou Tudo ou Nada", de Peter Cattaneo, e "Los Angeles - Cidade Proibida", de Curtis Hanson. Nas disputas dos atores neste ano, haverá a interessante mistura de indicados muito jovens aos veteranos no Shrine Auditorium.
Entre os atores, os veteranos são os favoritos: Jack Nicholson, candidato pela 11ª vez, por "Melhor É Impossível", Robert Duvall, de "O Apóstolo", Peter Fonda, de "Ulee's Gold", e Dustin Hoffman, de "Mera Coincidência", disputam com o jovem Matt Damon, de "Gênio Indomável". Concorrem ao Oscar de melhor atriz Helen Hunt, 34, de "Melhor É Impossível", Kate Winslet, 22, de "Titanic", Julie Christie, 56, de "Afterglow", Judi Dench, 63, de "Sua Majestade, Mrs. Brown", e Helena Bonham Carter, 31, de "Asas do Amor".
Entre os coadjuvantes, há espaço para os "velhinhos" Gloria Stuart, 87, de "Titanic", Burt Reynolds, 61, de "Boogie Nights", Robert Forster, 56, de "Jackie Brown", e também para as jovens Minnie Driver, 27, de "Gênio Indomável", e Joan Cusack, 35, de "Será Que Ele É?". Novamente, o mestre de cerimônia será Billy Crystal. Segundo o presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, é o apresentador quem está mais nervoso por causa da festa de hoje à noite. "É porque ele tem que mostrar "the full monty'", disse Robert Rehme, referindo-se ao striptease total masculino no filme inglês "Ou Tudo ou Nada". Ao contrário do ano passado, quando Crystal usou algumas das 40 mil piadas enviadas para seu site, neste ano ele prefere manter segredo sobre sua quarta participacao como apresentador.
O coreógrafo dos números musicais da festa deste ano será Daniel Ezralow, que colabora pela primeira vez com a Academia.
As cinco canções indicadas serão apresentadas por seus intérpretes originais: Michael Bolton ("Go the Distance", de "Hércules"), Trisha Yearwood ("How Do I Live", de "Con Air"), AAliyah ("Journey to the Past", de "Anastasia"), Elliott Smith ("Miss Misery", de "Gênio Indomável") e Celine Dion ("My Heart Go On", de "Titanic"). Como apresentadores estão escalados Antonio Banderas, Jack Lemmon e Walter Matthau, Drew Barrymore, Ben Affleck, Cuba Gooding Jr. e Neve Campbell, entre outros.


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.