São Paulo, segunda, 23 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paris é uma festa

Bordados de Buarque
Depois de publicar nos anos 80 "Chapeuzinho Amarelo", Chico Buarque volta a escrever para crianças. O músico, que recentemente se tornou avô pela primeira vez, lançará, pela Companhia das Letrinhas, livro que está criando a partir das ilustrações elaboradas com bordado por seis integrantes de uma família de Pirapora (MG). Antônia, a mãe, e os filhos Demóstenes, Marilu, Martha, Angela e Sávia, os Dumont, já criaram bordados para dois livros, de Ziraldo e Rubem Alves, da mesma editora. O livro de Chico Buarque será publicado depois da Copa do Mundo.

Nossa língua brasileira
Enquanto o músico de "A Ópera do Malandro" se prepara para voltar a um discurso que não usava há anos, o infantil, o autor de "A Ópera dos Mortos", Autran Dourado, 72, mostrou manter em forma o discurso que já desenvolvia quando era secretário de imprensa de Juscelino Kubitschek. Dourado, que foi saudado pela revista francesa "Magazine Littéraire" como um dos escritores brasileiros de linguagem mais europeizada, pediu durante uma palestra no Salão do Livro o fim do nome língua portuguesa para o idioma falado no Brasil. "Há um cinismo mentiroso em dizer que somos falantes da língua portuguesa. A nossa língua deve se chamar brasileira", vociferou o escritor de Patos (MG).

Deus e o diabo...
Carlos Heitor Cony não pediu o fim da língua portuguesa, mas praguejou contra a política. "Deus não criou o diabo, criou a política", disse o escritor depois de fazer leitura de trecho de seu livro "Quase Memória".

"Is clear"
Moacyr Scliar também recorreu à "Bíblia" para fazer sua exposição, durante sessão de leitura de seus textos. Ele revelou que seu maior modelo literário é a parábola bíblica. "Textos curtos, econômicos", disse em poucas palavras. Enquanto o escritor tinha a clareza de seus textos elogiada, na platéia corria brincadeira com o sobrenome do escritor. "Is clear", em português, significa "é claro".



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.