São Paulo, segunda, 23 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Don King - O Rei do Boxe

da Redação

"Vocês me odeiam, mas falam de mim porque eu sou engraçado." É essa a conclusão de "Don King - O Rei do Boxe" ("Don King - Only in America"), produção da HBO dirigida por John Herzfeld.
King elevou o boxe a atração mundial, nunca sem provocar muita controvérsia. Polêmica também foi o que Ving Rhames, que interpreta o papel-título no filme, causou quando entregou seu Globo de Ouro deste ano a Jack Lemmon, de "12 Homens e Uma Sentença", alegando que ele deveria ter ganhado o prêmio. Rhames está simplesmente fantástico, idêntico a King.
O cenário inicial do filme é Cleveland, 1954. Depois de ter seu apartamento invadido, Donald King comete seu primeiro assassinato. Escapa do julgamento, pois alega ter agido em legítima defesa.
Trabalhando em casas noturnas e com jogo, envolvido com a máfia, ele vive cometendo pequenos delitos, entrando e saindo da cadeia. Em 1966, agride um homem que lhe deve dinheiro e acaba matando-o. É julgado e condenado a quatro anos de prisão.
Ao sair, resolve entrar no boxe, promovendo uma luta beneficente com Muhammad Ali.
Tomando gosto pelo esporte, decide empresariar boxeadores e promove a luta do século, Muhammad Ali contra George Foreman, no Zaire -a mesma retratada no documentário "Quando Éramos Reis". Depois disso, vira o rei do boxe, empresariando os maiores pesos-pesados e promovendo lutas memoráveis -não sem ganhar o ódio de seus clientes.
O filme não endeusa nem massacra King. Mostra todas as suas trapaças para conseguir promover as lutas -como fingir que está beneficiando Foreman quando na verdade faz de tudo para ajudar Ali-, mas também todas as vezes em que foi desprezado, mesmo alcançando feitos inéditos -como a própria luta no Zaire.
E mantém o bom humor do personagem em intervenções do próprio comentando fatos de seu passado -ele critica até mesmo a HBO, como King certamente faria se tivesse participado ele mesmo da produção. Em tempo: seu último cliente de peso, Mike Tyson, rompeu com ele e ameaça processá-lo, acusando-o de ter desviado seu dinheiro. (MaM)
Filme: Don King - O Rei do Boxe Produção: EUA, 1997, 116 min Direção: John Herzfeld Com: Ving Rhames, Vondie Curtis Hall Lançamento: Warner (011/820-6777)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.