São Paulo, terça, 23 de março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VISUAIS
Mostra traz oito esculturas e uma pintura
Amilcar de Castro expõe obra recente

FRANCESCA ANGIOLILLO
free-lance para a Folha

Conhecido por suas esculturas em ferro dobrado que marcaram o neoconcretismo junto com as de seu contemporâneo Franz Weissmann, Amilcar de Castro, artista mineiro, abre mostra hoje às 20h na Kolams Galeria de Arte, em Belo Horizonte, onde vive e trabalha.
Amilcar primeiro dobrava as chapas de metal, de até duas polegadas; eram suas famosas torções. Depois começou a usar chapas mais espessas, que não permitiam a dobra, somente o corte. Hoje, nas obras de 98, o que se vê é um trabalho de aparência ainda mais sólida.
A maioria das peças é em baraúna, madeira rude, de veios marcados; há uma escultura em granito negro e uma pintura de grandes dimensões (450 x 210 cm). Assim posto, pelo peso dos materiais, as obras poderiam parecer estáticas. Mas não: trazidas do bruto por Amilcar, elas parecem prestes a se movimentar.

Mostra: Amilcar de Castro Onde: Kolams Galeria de Arte (r. Paraíba, 651, Belo Horizonte, MG; tel. 031/ 261-3993) Quando: hoje, às 20h; de seg. a sex., das 9h às 19h, sáb., das 10h às 13h. Até 10/4 Quanto: entrada franca


Texto Anterior: Outro canal: Net aumenta preços em 11%, em média
Próximo Texto: Outono/Inverno 99: 5ª Semana de Moda começa hoje com 14 jovens estilistas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.