São Paulo, terça, 23 de março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTONO-INVERNO 99
Maior edição do evento dura três dias na Água Branca, em SP
5ª Semana de Moda começa hoje com 14 jovens estilistas

Luiz Carlos Murauskas/Folha Imagem
Modelos com a nova coleção da Icarius, que está na Semana de Moda


da Redação

Começa hoje em São Paulo a quinta edição da Semana de Moda, evento que durante três dias e lança as coleções de outono-inverno de 14 jovens estilistas. Alguns vêm de faculdades de moda; outros tiveram experiências em grandes marcas ou foram revelados por eventos como o Phytoervas Fashion ou o prêmio Smirnoff.
Essa é a maior edição do evento em número de participantes. Entre as estréias estão Mareu Nitschke, que assinava a coleção da marca Zapping, e Marcelo Quadros, antes no feminino da Ellus. Ambos desfilam amanhã.
Cavalera, Jum Nakao (que assina o masculino da Zoomp), o mineiro Ronaldo Fraga e Icarius apresentam hoje suas coleções. Com a saída do estilista André Lima, Taciana Menezes e Thaís Losso assumem a Cavalera. Ambas com 24 anos, formadas em 96 pela faculdade Santa Marcelina, mostram linha masculina orientada para o streetwear, com inspiração no universo do motocross.

Motocross
Os motoqueiros, tipo "globo da morte", e Elvis Presley também são referência. "O pessoal das bandas de rock e de skate consomem a marca, e o povo de moda entende os abusos da Cavalera", diz Taciana sobre o desfile, que terá o proprietário da marca e baterista do Sepultura, Igor Cavalera, tocando ao vivo.
Icarius, 23, mostra sua segunda coleção e cria expectativa, depois dos acertos da estréia que o levou a vender na badalada loja Claudeteedeca.
Sua nova coleção trabalha os temas da velhice e da religião, inspirado por sua mãe, paciente de câncer terminal. Dor e vida são os temas. "É uma morte bacana", diz o estilista, que mostrará uma maquiagem com referência ao Santo Sudário, feita com blush. "Somos muito católicos", explica.
Carla Fincato desfila amanhã a coleção da Carlota Joaquina, a segunda marca da G, de Gloria Coelho.
Também amanhã, a Slam de Giuliano Menegazzo (hype do underground fashion paulistano) e o pernambucano Eduardo Ferreira.
Quinta-feira é a vez de Caio Gobbi, 23, que se inspira numa mulher latina, em maquiagem e cabelo de ""negras chicanas na missa". Em relação ao estilo, o estilista diz que "cresceu": "Parei de abusar de cortes e recortes". Na coleção, "às vezes minimalista, às vezes não", aparece também o registro esportivo, em sapatos de boxe e bolsas tipo "saco de bater".
Participam também do último dia o mineiro Jotta Sybbalena, A Mulher do Padre, Mário Queiroz e Lorenzo Merlino, que se inspira nos ingleses do começo do século. (ERIKA PALOMINO)

Evento: Semana de Moda
Quando: de hoje a quinta
Onde: av. Francisco Matarazzo, 530, Água Branca (somente para convidados)
Patrocínio: Alcântara Machado



Texto Anterior: Visuais: Amilcar de Castro expõe obra recente
Próximo Texto: Teatro de Curitiba: "Caderno de Lori Lamby" mostra pornô verbal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.