UOL


São Paulo, quarta-feira, 23 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Globo negocia fazer novela com TV do Chile

Gianne Carvalho/TV Globo
RUA Fernanda Torres (dir.) e Graziella Moretto gravam ‘As Taras que o Tarado Tara’, de ‘Os Normais’; no episódio, são trocadas pelos namorados por personagens de Paula Burlamaqui e Juliana Paes

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A TV Globo está negociando com a rede chilena UCTV, da Universidade Católica do Chile, a co-produção de uma novela a ser gravada no Brasil, em português, e dublada em espanhol.
Segundo Ricardo Scalamandré, diretor da divisão internacional da Globo, a vantagem dos chilenos seria opinar na trama, escolher locações no país e indicar atores locais. Com isso, poderiam ter melhor estratégia de marketing e audiência, mas pagariam até cinco vezes mais do que gastariam para comprar uma novela original da Globo, já dublada.
A UCTV terá poder limitado de intervenção na trama. Isso porque a novela, se ocorrer, será exibida no Brasil, provavelmente na faixa das 19h. Ou seja, a produção tem de ser, prioritariamente, de interesse do público brasileiro.
Outro acordo semelhante, de acordo com Scalamandré, está sendo negociado com uma produtora independente da Espanha, para a co-produção de uma microssérie, com gravações e exibições nos dois países e também falada originalmente em português.
O modelo em negociação com Chile e Espanha é o segundo ofertado pela Globo. O primeiro, de produções exclusivas para o mercado externo, começou em 2002 com a hispânica Telemundo, dos EUA, com "Vale Todo". Apesar do fracasso da novela nos EUA, a parceria, segundo Scalamandré, terá continuidade, mas passa por fase de "mudança de estratégia".

OUTRO CANAL

Vem aí
Entrou, na semana passada, na fase de estudos orçamentários a quarta edição de "Casa dos Artistas", do SBT. O "reality show" já é uma das prioridades da programação do segundo semestre da emissora, mas ainda depende do "OK" de Silvio Santos.

Frio
Já o atual "reality show" do SBT, "Conquistador do Fim do Mundo", não vem se dando bem no Ibope. Na edição do sábado, deu média de apenas sete pontos, contra 33 da Globo. Chegou a perder para a novela colombiana "Betty, a Feia", da Rede TV!, que marcou média de seis pontos durante a exibição do programa.

Púlpito
A Band ainda não confirma, mas sua emissora no Rio está negociando um programete local, de três minutos, a ser apresentado pelo ex-governador e presidenciável Anthony Garotinho (PSB).

Ataque 1
Março foi o segundo melhor mês em audiência da TV paga desde que o Ibope começou a monitorar o setor, em 2001. Só perdeu para setembro-02 (horário eleitoral). Cresceu 5% sobre fevereiro, com média de 838 mil telespectadores por minuto.

Ataque 2
O destaque da TV paga em março foram os canais de notícia, com a guerra no Iraque. A CNN em espanhol cresceu 300% e a em inglês, 122%. A Globo News subiu 50% e, no ranking dos canais, no horário nobre, só ficou atrás do Cartoon Network.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Buemba! O Palófi tá com pé queblado!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.