São Paulo, sábado, 23 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

DEPOIMENTO

Autora narra bastidores de seu novo livro

DE SÃO PAULO

No depoimento a seguir, Lygia Fagundes Telles fala sobre seu novo livro, "Passaporte para a China", que a Companhia das Letras lança neste ano.

 


"Estive na China em 1960. Foram convidados 72 estrangeiros. Estavam festejando o 11º aniversário da proclamação da República Popular da China.
Quem me indicou, pelo Brasil, foi o Jorge Amado. Fui tirar meu passaporte e encontrei, na rua, o Samuel Wainer [editor-chefe do jornal "Última Hora']. Quando contei o que ia fazer, ele perguntou: "Mas então você é comunista?".
Disse não, e que era natural que Mao [Tse-tung] não chamasse só comunistas, mas também quem desconfiava do regime.
Bem, e aí o Samuel perguntou se eu não toparia mandar umas crônicas de lá. Ele me disse que era só entregar os textos para as aeromoças da Air France. E que as crônicas se chamariam "Passaporte para a China".
Nesse livro novo, eu conto o que aconteceu lá. As crônicas são datadas e eu explico, no prefácio, que não fiz alterações. Não mexi em nada. Foi difícil não mexer, mas, enfim, era essa a proposta.
Quem me deu a ideia de publicar assim esses textos foi meu filho. Quando conversamos sobre as crônicas, ele perguntou: "Vocês estavam livres ou seguiam uma programação? Não foram seduzidos?".
E na hora eu respondi: "Sim, fomos". Todos as manhãs, iam nos buscar no hotel. Me chamavam de madame "Telessê". Nos levavam a todos os lugares, de museus a fábricas.
Mas, mais do que Pequim, o lugar que me impressionou foi Xangai.
Nunca me esquecerei de um episódio vivido lá. Um escritor do nosso grupo quis conhecer um autor de Xangai, chamado Lu-Sin, e alguém providenciou uma visita dele ao hotel.
Ele era paralítico e chegou amparado por dois chineses. Na recepção, ouviu: "Aqui não entram nem chineses nem cachorros. Só ingleses, franceses...". Era essa a China. O hotel era o Hotel da Paz.


Texto Anterior: Raio-X
Próximo Texto: Livros: Bíblia laica traz evangelho de filósofos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.