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Jovens mexicanos discutem incomunicabilidade
do enviado à Cidade do México
Solidão e incomunicabilidade
são as sensações primeiras geradas
pelas mostras individuais dos jovens artistas mexicanos Jorge Rocha e Héctor Velázquez, em cartaz
até domingo no Museu de Arte
Carrillo Gil, na Cidade do México.
O primeiro é um desenhista e
pintor figurativo, quase hiper-realista, que se atém à descrição de
cenas aparentemente banais do
cotidiano.
Rocha se aproxima do pintor
norte-americano Edward Hopper
(1882-1967) ao retratar grupos de
pessoas sem comunicação entre si
e ao revelar paisagens assépticas e
abandonadas, apesar da presença
humana.
Seus protagonistas (entre eles ele
próprio) agem na dúvida sobre
seus papéis, olham com desconfiança para lugares distintos e se
comportam como autômatos. Tudo é familiar, mas soa como estranho em um mundo alheio a dramas pessoais.
Vê-se nos trabalhos de Rocha
uma necessidade de evidenciar
uma certa cultura mexicana, que
se baseia na cultura do excesso e
na intensidade das cores e das
imagens, além de uma preocupação com o social, ao retratar cenas
suburbanas.
Héctor Velázquez demonstra a
mesma preocupação com a comunicação nas três esculturas que
apresenta.
Velázquez tira moldes de sua
própria cabeça para realizar suas
esculturas. A seguir, cobre-as milimetricamente com uma linha.
"Ela funciona como uma membrana, que deixa a escultura respirar. A linha deve dar a sensação de
que existe algo por trás, que a escultura não está fechada", disse.
Mesmo auto-referente (suas esculturas são auto-retratos), o artista não se impõe à obra e tira dela
suas características físicas pessoais.
"É importante que o espectador
se veja na obra, senão vai olhá-la
como um problema do outro. O
trabalho é pessoal, mas não quero
que caia no anedótico. É necessário abri-lo para que os outros entrem", disse.
São trabalhos que se diferenciam
na mesmice de um México ainda
afeito ao expressionismo e à denúncia social.
(CELSO FIORAVANTE)
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