São Paulo, quinta, 23 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jovens mexicanos discutem incomunicabilidade

do enviado à Cidade do México

Solidão e incomunicabilidade são as sensações primeiras geradas pelas mostras individuais dos jovens artistas mexicanos Jorge Rocha e Héctor Velázquez, em cartaz até domingo no Museu de Arte Carrillo Gil, na Cidade do México.
O primeiro é um desenhista e pintor figurativo, quase hiper-realista, que se atém à descrição de cenas aparentemente banais do cotidiano.
Rocha se aproxima do pintor norte-americano Edward Hopper (1882-1967) ao retratar grupos de pessoas sem comunicação entre si e ao revelar paisagens assépticas e abandonadas, apesar da presença humana.
Seus protagonistas (entre eles ele próprio) agem na dúvida sobre seus papéis, olham com desconfiança para lugares distintos e se comportam como autômatos. Tudo é familiar, mas soa como estranho em um mundo alheio a dramas pessoais.
Vê-se nos trabalhos de Rocha uma necessidade de evidenciar uma certa cultura mexicana, que se baseia na cultura do excesso e na intensidade das cores e das imagens, além de uma preocupação com o social, ao retratar cenas suburbanas.
Héctor Velázquez demonstra a mesma preocupação com a comunicação nas três esculturas que apresenta.
Velázquez tira moldes de sua própria cabeça para realizar suas esculturas. A seguir, cobre-as milimetricamente com uma linha.
"Ela funciona como uma membrana, que deixa a escultura respirar. A linha deve dar a sensação de que existe algo por trás, que a escultura não está fechada", disse.
Mesmo auto-referente (suas esculturas são auto-retratos), o artista não se impõe à obra e tira dela suas características físicas pessoais.
"É importante que o espectador se veja na obra, senão vai olhá-la como um problema do outro. O trabalho é pessoal, mas não quero que caia no anedótico. É necessário abri-lo para que os outros entrem", disse.
São trabalhos que se diferenciam na mesmice de um México ainda afeito ao expressionismo e à denúncia social. (CELSO FIORAVANTE)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.