São Paulo, terça-feira, 23 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOWNLOAD

NAPSTER
Programa continua a gerar controvérsia

Durante a última semana, o rapper norte-americano Dr. Dre entregou aos responsáveis pelo Napster cerca de 240 mil nomes de usuários do programa, que permite troca de arquivos MP3. Mas, ao contrário do Metallica, que até agora entregou mais de 650 mil nomes exigindo o bloqueio do acesso ao programa para usuários que possuem músicas da banda disponíveis para download, o rapper deseja apenas o bloqueio dos arquivos. Dre também apresentou uma lista de arquivos MD5, uma espécie de "assinatura eletrônica" que se liga a um determinado arquivo MP3. A estratégia visa impedir que Dre seja tão hostilizado pelos fãs quanto o Metallica, que recebeu mais de 30 mil reclamações de usuários do Napster que tiveram o acesso bloqueado por engano. (MARCELO VALLETTA)

Courtney Love entra na briga

Sobre a polêmica a respeito da distribuição digital de música na Internet, Courtney Love, a atriz ("O Povo contra Larry Flint", "O Mundo de Andy") e líder da banda Hole, declarou à imprensa que as gravadoras são os verdadeiros piratas, pois lucram absurdamente com o trabalho dos artistas, que recebem uma ninharia como direito autoral. "Não é pirataria trocar música pela Internet", disse a viúva de Kurt Cobain.

Pesquisa atesta uso massificado do Napster

Uma pesquisa feita com 4.400 universitários norte-americanos pela empresa Webnoize concluiu que 73% deles usam o Napster pelo menos uma vez por mês. Mesmo assim, o número de CDs vendidos no mundo continua a aumentar a cada ano.


E-mail - valletta@folhasp.com.br



Texto Anterior: Outros lançamentos
Próximo Texto: Artes plásticas: Guggenheim leva capela barroca aos EUA
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.