São Paulo, terça-feira, 23 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS
Presidente Thomas Krens garante itinerância da Mostra do Redescobrimento em NY e Bilbao (Espanha)
Guggenheim leva capela barroca aos EUA

DA REPORTAGEM LOCAL

Thomas Krens, presidente da Fundação Guggenheim, garantiu ontem, em entrevista coletiva em São Paulo, a itinerância da Mostra do Redescobrimento para dois dos museus da instituição americana: os Guggenheims de NY e de Bilbao. No primeiro, a mostra acontecerá entre 23 de setembro de 2001 e 20 de janeiro de 2002. Na Espanha, a mostra está prevista para abril de 2002.
"Brasil: Corpo e Alma", título da mostra, será centrada em três módulos da mostra brasileira, aqueles dedicados à arte barroca e às produções modernas e contemporâneas, que, por sinal, referem-se muito à produção barroca.
As mostras serão cortes daquilo que está sendo mostrado em São Paulo, mas apresentará particularidades, principalmente motivadas pela inclusão de curadores da instituição norte-americana, como Germano Célant, Lisa Dennison, Julian Zugazagoitia, além do próprio Krens. Do Brasil, os curadores são Nelson Aguilar, Emanoel Araújo e Myriam Ribeiro.
A mostra terá cerca de 250 obras. Uma das novidades será o deslocamento de todo o interior de uma capela barroca, que será restaurado para a ocasião. O nome e localização original da capela não foi revelado. Também contará com obras de mestres do barroco, como Aleijadinho, frei Agostinho da Piedade e Manuel Inácio da Costa. No segmento contemporâneo, a mostra partirá da produção modernista dos anos 20 e 30 e chegará até os neoconcretistas Lygia Clark e Hélio Oiticica.
Os custos iniciais dessa etapa da itinerância estão estimados em US$ 8,5 milhões, garantidos pela organização do evento, a Associação Brasil 500 Anos. Segundo Edemar Cid Ferreira, presidente da Associação Brasil 500 Anos, que organiza a Mostra do Redescobrimento, esses custos foram garantidos para viabilizar a realização da itinerância, organizada em um tempo muito curto.
"Precisamos de garantias e cooperação especiais nesse tipo de mostra", justificou Krens. Thomas Krens, porém, garantiu também o empenho da instituição no levantamento dos recursos, já que o Guggenheim tem interesse em que a mostra proponha outros serviços, como produção de vídeos, catálogos e serviços de monitoração aos visitantes.
Também será criada uma entidade bilateral, a Brazil US Council, para captar recursos junto a empresas locais, informou Edemar Cid Ferreira. Em contrapartida ao envio da mostra brasileira, a associação negocia a vinda ao país de uma mostra sobre a história das motocicletas, já exibida nos museus de NY e de Bilbao.



Texto Anterior: Download
Próximo Texto: Música: Montreux Jazz Festival tem edição brasileira em SP e no Rio em junho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.