São Paulo, terça-feira, 23 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme turco impressiona júri que define a Palma de Ouro

DA ENVIADA A CANNES

Pedro Almodóvar continua favorito à Palma de Ouro com seu "Volver", na avaliação da crítica em Cannes.
O filme do espanhol tem a maior nota no ranking de críticos da revista "Screen" (3.4), seguido pelo inglês Ken Loach ("The Wind that Shakes the Barley"), com 2.4.
No boca-a-boca geral, é Almodóvar quem continua dominando as preferências. Mas também é verdade que os candidatos do fim de semana não estimularam a concorrência, a não ser pelo vigoroso "Iklimer", do turco Nuri Bilge Ceylan.
"Iklimer", que significa "os climas", mostra o rompimento de um casal e sua frustrada tentativa de reatar, ao longo de um verão e de um inverno, ambos acentuados.
Intimista, estrelado por Ceylan e por sua mulher, "Iklimer" tem a beleza das imagens, o apuro do som e a contenção de diálogos apreciados pelo presidente do júri de Cannes, o chinês Wong Kar-wai, e pela cineasta argentina Lucrecia Martel, também do júri.
É o oposto do espalhafatoso americano "Southland Tales" e infinitamente superior ao enfadonho francês "Selon Charlie", exibidos no fim de semana. (SA)


Texto Anterior: Al Gore faz pregação ecológica
Próximo Texto: Iñárritu leva favoritismo à competição com "Babel"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.