UOL


São Paulo, segunda-feira, 23 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO CANAL

Record vai produzir seriados regionais

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A Record vai gravar em outubro o piloto (teste) de um projeto de teledramaturgia regional. A idéia de Del Rangel, diretor artístico e de produção da emissora, é produzir seriados e telefilmes fora do eixo Rio-São Paulo, usando roteiristas, atores e técnicos locais.
Segundo Rangel, é possível realizar telefilmes (filmes para televisão) e seriados com orçamentos de até R$ 250 mil por episódio, usando elencos enxutos, de no máximo dez atores, e apenas locações (sem estúdio), para ficar "mais cinematográfico".
"Vou ter sempre um autor de nome e um colaborador da região. Da equipe técnica, só levo de São Paulo os cabeças [diretores]. Do elenco, só dois atores serão de São Paulo ou Rio. Isso vai dar um sabor local, foge da mesmice do eixo Rio- São Paulo e incentiva a produção regional", diz Rangel.
O diretor da Record passou recentemente cinco dias na Bahia sondando o mercado local. Voltou entusiasmado: "É um Estado viável. Tem uma produção cultural diversificada, o que gera estrutura de técnicos e equipamentos, além das belezas naturais".
O plano de Rangel é fazer o piloto em outubro e, com ele, atrair patrocinadores para o projeto. Se vingar, haverá pelo menos um telefilme por mês ou um seriado regional por semana em 2004. Rangel também planeja para o ano que vem exibir duas minisséries, produzidas em São Paulo, na faixa das 20h15.

OUTRO CANAL

Pacote 1 Serão dez os novos canais que a HBO vai lançar no Brasil até o final do ano. Um deles será o HBO Family, versão do HBO sem filmes violentos e com apelo sexual. Os demais, especula-se, seriam canais de filmes e séries segmentados.

Pacote 2 Os novos canais da HBO só serão oferecidos por operadoras com tecnologia digital, como a DirecTV. Serão cobrados à parte das mensalidades dos assinantes.

Edifício As mudanças no "Zorra Total", feitas pela Globo no final de abril, resultaram em um aumento de 18,5% na audiência do programa na Grande São Paulo. O humorístico, que dava médias de 27 pontos, registrou 32 entre 26 de abril e 7 de junho, com participação de 53% no total de televisores ligados.

Festival O Warner Channel vai exibir em julho uma maratona do seriado "Friends", uma das maiores audiências da TV paga brasileira. Ao todo, serão 27 episódios, da primeira (1994) até a nona temporada (2003), que contam com participações especiais, como as de Julia Roberts e Charlton Heston, entre outros.

Perigo "Pânico", que a Rede TV! anuncia para julho, aos domingos, terá um quadro com sátiras de programas famosos, o "Versão da TV". A primeira vítima será o "Domingão do Faustão".

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: Filmes e TV paga
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.