São Paulo, quinta-feira, 23 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

"Autorretrato" de Van Gogh mostra imagem de seu irmão

DE SÃO PAULO

Está na barba e nas orelhas a diferença entre Vincent Van Gogh e seu irmão Theo. Foi pelo modo de se barbear e pelas orelhas mais redondas que especialistas concluíram que um quadro até hoje tido como autorretrato do impressionista mostra, na verdade, seu irmão.
Lado a lado em exibição no Museu Van Gogh, em Amsterdã, um autorretrato e o quadro de 1887 deixam evidentes as discretas diferenças entre os dois, mesmo com nariz, olhos e detalhes do rosto muito parecidos.
Van Gogh retratou o irmão quando moraram juntos em Paris, pouco antes de se matar com um tiro em 1890.
"Sempre acharam estranho que não houvesse retratos de Theo, embora eles fossem tão próximos", disse Linda Snoek, do Museu Van Gogh, a agências de notícias, sobre a descoberta.
De fato, Van Gogh manteve com o irmão uma forte amizade e certa dependência financeira. Toda a relação entre os dois está documentada no volume de correspondências "Cartas a Theo".

Com agências internacionais


Texto Anterior: FOLHA.com
Próximo Texto: Teatro: Galãs de novela se desafiam nos palcos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.