São Paulo, quinta, 23 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES INÁCIO ARAUJO

NAS ASAS DO VENTO
Bandeirantes, 13h. (Slipstream). Inglaterra, 1989, 95 min. Direção: Steve M. Lisberger. Com Mark Hamill, Bill Paxton. No futuro, a Terra é devastada por enormes ventanias que praticamente inviabilizam a existência humana. Nesse quadro, o policial Hamill tem de perseguir um caçador de recompensa (Paxton), depois que esse mata um criminoso.

PEE-WEE
SBT, 13h30.
(Big Top Pee-Wee). EUA, 1988, 90 min. Direção: Randal Kleiser. Com Pee Wee Herman, Valeria Golino, Kris Kristofferson. Sujeito cuja característica principal é ter por melhor amigo um porco, recebe em sua fazenda os integrantes de um circo.

O BOXEADOR DE FERRO
Bandeirantes, 15h.
(The Iron Hand of Boxer). Hong Kong, 1990, 82 min. Direção: Nicholas Tong. Com Philip Kao, Patricia Chan. Lutadores sobem ao ringue para, na base do kung fu, enfrentar a injustiça, promovida por uns tantos comerciantes inescrupulosos.

CURSO DE VERÃO
Globo, 15h30.
(Summer School). EUA, 1987, 95 min. Direção: Carl Reiner. Com Mark Harmon, Kirstie Alley, Carl Reiner. Professor cancela seus planos de férias, para dar um curso de verão para alunos cuja preocupação central na vida não é propriamente aprender. Matinê ok.

CONFRONTO MORTAL
CNT/Gazeta, 21h30.
(The Evil that Men Do). EUA, 1984, 97 min. Direção: J. Lee Thompson. Com Charles Bronson, Theresa Saldana. Aqui, Bronson é um matador aposentado que volta à ativa para perseguir torturador que ensina seus métodos a um ditador. Tido como acima da média da colaboração entre Bronson e Thompson, o que não quer dizer grande coisa.

COVA RASA
Bandeirantes, 21h30.
(Shallow Grave). Escócia, 1994, 92 min. Direção: Danny Boyle. Com Kerry Fox, Christopher Ecclestone, Ewan McGregor. Três jovens em busca de um companheiro ideal para dividir apartamento, encontram um. Logo ele se torna mais ideal ainda, pois aparece morto no quarto e, junto com ele, aparece uma mala cheia de dinheiro. Problema: o que fazer com o cadáver. Revelação de Danny Boyle, diretor que depois faria "Trainspotting", já aqui revelando um sentido agudo do tempo presente: cínico e anti-social. Belo filme, marcado pelo humor negro. Inédito.

INTERCINE
Globo, 0h15.
"A Mulher Prometida" (1995, de Kayo Hatta, com Youki Kudoh, Akira Takayama) e "Caçado pelos Cães de Guerra" (Inglaterra, 1985, de Peter H. Hunt, com Scott Glenn, Barbara Carrera) disputam o direito de passar na quinta-feira.

ARMADILHAS DO DESEJO
Bandeirantes, 2h05.
(Sexual Outlaws). EUA, 1994, 96 min. Direção: Edwin Brown. Com Mitch Gaylord, Erika West. Editora de uma revista erótica torna-se isca da polícia, quando uma prostituta que se corresponde com a revista é assassinada e o primeiro suspeito é um ex-detento, que também escreve cartas à revista.

OS COWBOYS
Globo, 2h10.
(The Cowboys). EUA, 1971, 128 min. Direção: Mark Rydell. Com John Wayne, Roscoe Lee Browne. Por conta da corrida do ouro, criador de gado (Wayne) é obrigado a recorrer a um grupo de pré-adolescentes para fazer o trabalho. Para insônia, é tiro e queda.

TV PAGA
Da retaguarda à vanguarda

da Redação

Nunca foi possível esperar obras-primas de Paul Mazursky, e "Bob & Carol & Ted & Alice" (Cinemax, 18h45) não foge a essa regra.
Mas estávamos em 1969, época de transformação dos costumes. Aceitava-se bem a história do casal liberal que tenta transmitir seus conceitos sobre a vida afetiva ao casal de amigos quadrados.
Tudo à la Mazursky, claro, de modo que as coisas que não são claras na vida real aparecem como se fossem, e é como se houvesse maneiras certas e erradas de estar entre as coisas.
Mas, considerado o espírito regressivo de boa parte do cinema atual, "Bob & Carol & Ted & Alice" hoje pode ser visto como uma discreta vanguarda.
(IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.