São Paulo, quinta, 23 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO CRÍTICA
"Vida ao Vivo' decepciona como a seleção na final

FRANCISCO MARTINS DA COSTA
Editor do TV Folha

O humorístico "A Vida ao Vivo", que estreou anteontem à noite na Rede Globo, pode ser comparado à seleção brasileira que foi vice-campeã da Copa do Mundo na França. O time é ótimo, mas falta um esquema tático e um melhor entrosamento entre os craques.
Parecia que a nova criação de Luís Fernando Guimarães e Pedro Cardoso (não necessariamente nessa ordem) foi posta no ar às pressas. Ficou a impressão de que a brincadeira dos dois tentando dar uma forma ao novo programa mostrava exatamente o que atormenta a equipe de roteiristas e a direção da Globo há meses: como transformar o extinto quadro do "Fantástico" num humorístico de 30 minutos?
Quando ia ao ar nas noites de domingo, "A Vida ao Vivo" durava cerca de oito minutos e era ágil, cheio de "sacadas". O que se viu anteontem lembrou a atuação da seleção na final contra a França. Cardoso e Guimarães estavam opacos e perdidos em cena. Quem amarelou foi o sorriso do telespectador.
Para arrancar risadas (poucas) do telespectador, tiveram de apelar a recursos incompatíveis com o humor inteligente que conquistou sua legião de fãs. Chegaram a dançar a "Macarena" e fingiram ser gays, em performances grotescas e caricatas. Deu saudade de Didi e Mussum nos bons tempos de "Os Trapalhões".
O fiasco -diante da expectativa criada em torno do programa- teve ainda como agravante a comparação inevitável que todos puderam fazer entre "A Vida ao Vivo Show" e o hilariante episódio do "Casseta & Planeta, Urgente!" de anteontem, exibido exatamente antes da estréia do humorístico.
Bussunda e companhia "bateram um bolão" com sua reconstituição dos momentos que antecederam a final da Copa na concentração da seleção brasileira em Lésigny. Outros destaques do "Casseta..." foram as sátiras a quadros de TV, como os testes do Inmetro e "Amigo Bicho", apresentados pelo "Fantástico", o "Bom Dia Legal" de Gugu Liberato e a contagem regressiva para a comemoração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil.
O que faltou em "A Vida ao Vivo Show" sobrou em "Casseta & Planeta, Urgente!".
Quem estiver disposto a ajudar a dupla Pedro Cardoso e Luís Fernando Guimarães a contornar essa situação pode ligar para 0800-70-90-81 e sugerir piadas para o programa, conforme foi pedido no bloco final. Eles estão precisando mesmo...


A coluna de José Simão volta a ser publicada neste espaço a partir de terça-feira, dia 28.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.