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DANÇA
Idealizada por Julio Medaglia, iniciativa tem provocado surpresa e revolta entre profissionais da área
Prefeitura de SP cria Corpo de Baile do Teatro Municipal
ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA
Durante uma audição de três
dias, que começa na próxima sexta, serão escolhidos os 20 bailarinos que devem integrar o elenco
de um novo grupo de dança subvencionado pela prefeitura e pela
Secretaria Municipal de Cultura
de São Paulo. Trata-se do Corpo
de Baile do Teatro Municipal, que
deverá desenvolver repertório
clássico, sendo a estréia, programada para dezembro, com o balé
"O Quebra-Nozes".
Em meio à comunidade de dança paulista, a notícia vem provocando surpresa e revolta. Sete dos
mais importantes profissionais
que atuam na cidade, consultados
pela Folha, desconheciam o projeto. "Não estou sabendo de nada
sobre as razões que estão motivando a criação de um novo grupo, tampouco quando, onde e como vai atuar", disse Ivonice Satie,
diretora do Balé da Cidade de São
Paulo, também subordinado à Secretaria Municipal da Cultura.
"Cheira a coisa de véspera de
eleições", afirmou Hulda Bittencourt, diretora do Cisne Negro,
grupo fundado há 23 anos.
Idéia do maestro Julio Medaglia, que em junho foi nomeado
diretor artístico do Teatro Municipal e também regente titular da
Orquestra Sinfônica Municipal, a
nova companhia deverá ser dirigida por um desconhecido: o búlgaro Ivo Gueorguiev, cuja única
experiência à frente de um grupo
de dança ocorreu em 1998, quando ele ajudou a formar um elenco
no teatro Amazonas, de Manaus.
"Vim para o Brasil acompanhando minha mulher, que é violinista e havia sido convidada por
Medaglia para integrar a Orquestra Filarmônica de Manaus. Foi
minha sorte, pois logo comecei a
ajudar a secretaria a criar um grupo de dança. Só que eu não poderia viver no Amazonas, lá é muito
quente, por isso achei bom me
mudar para São Paulo", diz
Gueorguiev, 39. Formado em balé
clássico em seu país, ele dançou
como solista no Ballet da Ópera
Nacional de Sofia e no Komische
Ópera Berlim, da Alemanha.
Segundo Medaglia, Gueorguiev
dançou nos "maiores centros nervosos do balé clássico internacional", ou seja, nos balés Kirov e
Bolshoi, da Rússia. "Eu o conheci
quando fiz a regência de "O Guarani" na Ópera Nacional da Bulgária, em 1996. Ele tem informações
muito atuais e achei que não poderia perder a chance de tê-lo à
frente de uma companhia."
Porém Gueorguiev nunca trabalhou na Rússia, segundo ele
mesmo confirmou à Folha. Como
vários bailarinos brasileiros, participou de concursos em Moscou,
sem conseguir classificações. Como coreógrafo, sua experiência se
resume à ópera "L'Elisir d'Amore", de Donizetti, montada no teatro Amazonas em 1999. Ainda
contrariando afirmação de Medaglia, Gueorguiev nunca montou
balés do repertório clássico.
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