São Paulo, sexta-feira, 23 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Silent Bob está rico e menos engraçado

DE NOVA YORK

Kevin Smith é um dos poucos diretores dos EUA que fazem cinema como quem faz história em quadrinhos, o que divide seus espectadores entre quem gosta de HQ (portanto gosta de seus filmes) e quem não suporta (idem).
Frequentemente, seus roteiros viram gibis ou são inspirados por quadrinhos já existentes. Foi assim em "O Balconista" e "Dogma", por exemplo, é assim neste "O Império (Do Besteirol) Contra-Ataca".
Aqui, conta-se a saga dos personagens recorrentes Jay (Jason Mewes) e Silent Bob (o próprio Smith) na tentativa de sabotar a produção de um filme de Hollywood quando descobrem que são o tema central da obra, mas não ganharão um tostão.
É o pretexto para as três características básicas dos filmes de Smith: situações cômicas, diálogos cortantes e irônicos e muita ponta de gente famosa (Ben Affleck, Chris Rock, Alanis Morissette, Gus Van Sant, a lista é imensa). E mulheres.
A diferença entre "Império" e "O Balconista", seu primeiro longa, de 1994, no entanto, é ao mesmo tempo a salvação e a derrocada do novo filme: agora o diretor tem muito mais dinheiro do que jamais sonhou.
Assim, se por um lado conta com orçamento (US$ 22 milhões, contra US$ 27 mil de "Balconista") para realizar sonhos antigos, como colocar a dupla central para andar de bicicleta à "E.T.", por outro perdeu um pouco a espontaneidade e a simplicidade que fizeram sua fama. Ainda assim, é bastante assistível. (SÉRGIO DÁVILA)


O Império (do Besteirol) Contra-Ataca
Jay and Silent Bob Strike Back    
Produção: EUA, 2002
Direção: Kevin Smith
Com: Kevin Smith, Jason Mewes, Shanon Elizabeth
Quando: a partir de hoje nos cines Anália Franco 9, Belas Artes, Central Plaza 1, Cinearte 1, Interlagos 2 e circuito



Texto Anterior: Cinema/Estréias - " O Império (Do Besteirol) Contra-Ataca": Diretor do profano "Dogma" volta em comédia-baixaria
Próximo Texto: "Tudo Para Ficar Com Ele": Cameron Diaz estrela trama capenga de mau gosto abundante
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.