UOL


São Paulo, terça-feira, 23 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Série dedicada ao estilo começa hoje, com a Banda Mantiqueira, e terá ainda Ben Allison, Ted Nash e Nelson Ayres

Jazz pede passagem a eruditos no Cultura Artística

EDSON FRANCO
EDITOR DE VEÍCULOS E CONSTRUÇÃO

Habituado à música erudita, o teatro Cultura Artística abre suas portas para o improviso jazzístico. A partir de hoje, a casa abriga a série de shows Jazz no Cultura, com duas atrações nacionais e duas vindas dos EUA.
A paulistana Banda Mantiqueira inicia a série hoje, às 21h. Em 14 de outubro, será a vez do baixista Ben Allison. O saxofonista Ted Nash sobe ao palco no dia 25 de novembro. Para arrematar, o maestro Nelson Ayres com seu piano no dia 16 de dezembro.
Até para ir preparando as paredes do Cultura Artística com as sonoridades que estão por vir, nada melhor do que começar a série com a Mantiqueira. Essa confraria de 13 músicos liderada pelo maestro Nailor Proveta funde a espontaneidade jazzística com a a disciplina das orquestras.
Com essa abordagem, a banda vem descobrindo novas cores a composições de João Bosco, Tom Jobim, Dorival Caymmi, Pixinguinha e Moacir Santos, presenças mais do que prováveis no repertório de hoje.
Mas, para entrar mais no espírito da série, Proveta planeja novos arranjos para clássicos jazzísticos como "Giant Steps" -sinuosa composição do saxofonista John Coltrane (1926-1967)- e "Airegin" -do também saxofonista Sonny Rollins, 74.
O traço experimental dessas músicas abre espaço para a atração seguinte, o baixista Ben Allison, 36. Entre os de sua geração, ele se destaca pela incansável busca da vanguarda, mas sempre com os pés fincados na melodicidade e na lógica, aspectos caros ao estilo conhecido como hard bop.
Bacharel em performance jazzística pela Universidade de Nova York, Allison equilibra intuição e intelecto. Com isso, conquistou vários prêmios das revistas especializadas, principalmente pelo que desenvolve com o aventureiro grupo Medicine Wheel.
Sobrinho de um homônimo e mais famoso jazzista, o saxofonista Ted Nash, 43, também costuma levar seu sopro para passear pelos aspectos mais ousados do jazz. A diferença é a versatilidade para se sentir confortável nas mais variadas formações.
Isso tornou possíveis os convites para participar de discos e shows de gente como o vibrafonista Lionel Hampton -que contratou o saxofonista quando este tinha apenas 16 anos-, o maestro Quincy Jones, o saxofonista Gerry Mulligan e o trompetista Wynton Marsalis.


JAZZ NO CULTURA. Artistas: Banda Mantiqueira (hoje), Ben Allison (14/10), Ted Nash (25/11) e Nelson Ayres (16/12). Quando: de hoje a 16/12, às 21h. Onde: teatro Cultura Artística (r. Nestor Pestana, 196, SP, tel. 0/xx/11/3258-3344). Quanto: R$ 20.


Texto Anterior: "Passamos para um apartheid de classes"
Próximo Texto: Panorâmica - Artes plásticas: Erro sobre duas obras de Turner é corrigido
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.