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Sem a exibição do "Domingo Legal", audiência do horário registra baixa e SBT terá de dar bônus a anunciantes
Proibição de Gugu dá prejuízo de R$ 1 mi
DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA
O SBT e o apresentador Gugu
Liberato deixaram de faturar cerca de R$ 1 milhão com a proibição, pela Justiça Federal, da exibição do programa "Domingo Legal", anteontem, por causa da
apresentação, no último dia 7, de
entrevista em que duas pessoas
que se passavam por membros do
PCC ameaçavam personalidades.
O maior prejuízo foi do próprio
Gugu Liberato. Pelo contrato que
mantém com o SBT, o apresentador tem direito à receita de todas
as ações de merchandising que faz
dentro do "Domingo Legal".
Segundo executivos do SBT,
Gugu faturava R$ 750 mil por
programa com merchandising.
Esse dinheiro dificilmente será recuperado nas próximas edições
do "Domingo Legal", que deve
voltar no próximo domingo.
O SBT fica com toda a receita
das publicidades veiculadas nos
intervalos do programa. No lugar
do "Domingo Legal", o SBT exibiu reprises do "Troféu Imprensa", "Grammy Latino", "Curtindo
uma Viagem", "Xaveco" e "Programa do Ratinho".
Os anúncios que estavam programados para os intervalos do
"Domingo Legal" foram exibidos
nos "breaks" dessas reprises.
Foram 35 anúncios de 30 segundos pagos e outros 22 não pagos.
Esses anúncios, a maioria institucionais, foram ao ar para preencher espaço não ocupado por
anunciantes. Pelos cálculos de publicitários e executivos do SBT,
esses 35 anúncios pagos veiculados no horário do "Domingo Legal" deram uma receita líquida (já
computados descontos e comissões de agências) de R$ 642 mil.
Esses anunciantes, no entanto,
compraram intervalos de um
programa que dá médias de 20
pontos no Ibope da Grande São
Paulo (onde cada ponto equivale
a 48,5 mil domicílios). Domingo,
no horário do "Domingo Legal",
o SBT cravou média de 12 pontos.
"Aqueles que compraram a audiência do Gugu serão compensados e receberão bônus. Isso é praxe do mercado, e o SBT segue essa
regra", diz o consultor de mídia
Antonio Rosa Neto.
Assim, o SBT terá, em tese, de
compensar os anunciantes em R$
257 mil, veiculando anúncios em
outros programas, porque a audiência de domingo foi de 60% da
vendida. Sua receita líquida com a
vaga do "Domingo Legal", então,
cai para R$ 385 mil. Como o programa dá à emissora uma receita
líquida de R$ 700 mil por semana,
o prejuízo do SBT foi de R$ 315
mil. Somados aos R$ 750 mil de
merchandisings perdidos por Liberato, dá 1,065 milhão.
Essa perda ocorre em um dos
momentos mais críticos do SBT.
A emissora, que já demitiu cerca
de 400 funcionários em fevereiro,
para ter uma economia de R$ 100
milhões por ano, está realizando
cortes, há duas semanas, de mais
R$ 30 milhões anuais.
Os cortes estão ocorrendo porque o SBT não deve atingir sua
meta de faturar R$ 500 milhões
em 2003. A emissora tem contratos por filmes da Warner e Disney, em dólares, que devem dar
uma despesa de R$ 80 milhões
neste ano. As assessorias de imprensa do SBT e de Gugu Liberato
não comentaram os números.
Desdobramento
Gugu Liberato foi convidado a
depor hoje na Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa de SP e, amanhã, na Comissão de Ciência e Tecnologia da
Câmara dos Deputados. Na quinta, o Ministério das Comunicações deve divulgar dados de processo interno, que, de acordo com
a legislação, pode resultar até em
cassação de concessão.
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