UOL


São Paulo, quinta-feira, 23 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GASTRONOMIA

Carnes exóticas ganham acompanhamento de receitas

DA REDAÇÃO

A pergunta "o que temos para jantar hoje?" não é respondida habitualmente com um "teremos churrasco de jacaré com farofa de maracujá" ou "estou preparando um pombo com alcachofra".
Se há impedimentos para que essa cena ocorra -desde o desconhecimento sobre o sabor das carnes aos seus preços altos-, surgem idéias para utilizar na própria cozinha o que hoje não é mais tão raro em churrascarias e pizzarias.
"O Sabor das Carnes Exóticas", segundo livro do paulista Carlos Gabriel, 59, proprietário da loja/ restaurante Casa do Churrasqueiro, une explicações sobre a origem de 21 animais selvagens e aves silvestres a receitas de como prepará-los.
Ex-empreiteiro, Gabriel afirma que conseguiu reunir conhecimento sobre os diversos tipos de carne e seus modos de corte ao visitar cidades do interior de diversos Estados do país.
"Trabalhei na minha profissão anterior por 15 anos e, quando ia realizar uma obra, por diversas vezes acabava sendo convidado por fazendeiros a jantar ou almoçar. Recebia então uma espécie de aula de como preparar, por exemplo, uma paca."
Além de animais não tão comuns no dia-a-dia gastronômico como cervo, cateto (espécie de porco-do-mato), pombo e jacaré, há receitas de carnes cujo consumo vem aumentando, como avestruz e javali, que possuem menor teor de gordura e grau calórico.
"São espécies que têm potencial para emplacar e não ser algo apenas algo extravagante, pois possuem sabor leve. É possível que em breve se tornem mais consumidas", afirma Gabriel. "Aqui herdamos o costume dos europeus e continuamos preferindo carnes mais pesadas. Só que lá era necessário por causa do frio."
Um fator que ainda dificulta a comercialização é o salgado preço de boa parte das carnes exóticas (um quilo de filé de avestruz chega a custar cerca de R$ 90). Carlos Gabriel explica que o volume restrito de vendas e o público específico que é atendido encarecem os valores.
Ainda são poucos os criadouros que são autorizados pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) a abater e comercializar animais silvestres -sua caça é proibida. (SHIN OLIVA SUZUKI)


O SABOR DAS CARNES EXÓTICAS. Autor: Carlos Gabriel. Editora: Melhoramentos. Quanto: R$ 69 (128 págs.).


Texto Anterior: "Coisas Belas e Sujas": Stephen Frears retrata luta de classes no submundo londrino
Próximo Texto: Mundo gourmet: Santo Grão vai do bom cafezinho a pratos asiáticos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.