São Paulo, sábado, 23 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ballet de Genève faz em SP repertório contemporâneo

Programa em cartaz hoje e amanhã segue para o Rio na terça e apresenta 4 obras de coreógrafos europeus

Espetáculo inclui "Closer", de Benjamin Millepied, autor de peça dançada nesta semana por Baryshnikov em SP

AMANDA QUEIRÓS
DE SÃO PAULO

Fincado no centro da Europa e cercado por companhias tradicionalíssimas, como o Ballet da Ópera de Paris e os russos Kirov e Bolshoi, o Ballet du Grand Théâtre de Genève teve de se reinventar para conquistar seu espaço.
Com isso, o "Ballet" que lhe dá nome acabou ficando só na técnica. Desde os anos 1980 -e com mais ênfase na última década-, o grupo fundado em 1962 optou por fazer um repertório de tempero mais contemporâneo.
É esta vertente que São Paulo vê hoje e amanhã. O grupo se apresenta no teatro Alfa dentro da turnê brasileira, que segue ainda para o Rio nos dias 26 e 27.
"A filosofia agora é ter dançarinos fortes em balé, mas sabendo aproveitar a oportunidade de trabalhar com novos coreógrafos", explica Philippe Cohen, diretor artístico desde 2003.
O programa inclui quatro peças. "É um mix especial para o Brasil. Queria mostrar diferentes estilos, mas com todas as obras baseadas nas relações humanas", diz ele.
"Blackbird", do tcheco Jirí Kyliàn, abre a noite, apostando na sensualidade do envolvimento homem-mulher. Na sequência, "Dov'è la Luna", do francês Jean-Christophe Maillot, e "Closer", do francês radicado nos EUA Benjamin Millepied, jovem coreógrafo que também criou uma das peças dançadas esta semana por Mikhail Baryshnikov em São Paulo.
A peça faz a estreia mundial no repertório do grupo. Para encerrar, "Loin", do belga Sidi Larbi Cherkaoui, feita especialmente para o grupo -uma obra que aposta na força do conjunto.

BALLET DU GRAND THÉÂTRE DE GENÈVE

QUANDO hoje, às 21h, e amanhã, às 18h
ONDE teatro Alfa (r. Bento Branco de Andrade Filho, 722, tel. 0/xx/ 11/5693-4000)
QUANTO de R$ 40 a R$ 120
CLASSIFICAÇÃO 10 anos


Texto Anterior: Seminário debate resultados de pesquisa sobre hábito cultural
Próximo Texto: José Simão: Ueba! Bolinha x Fita Crepe!
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.