São Paulo, sexta-feira, 23 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA


Os desencantos da dublagem

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

A TNT passa "Nove Rainhas" (22h), e eu bem que quero ver no que vai dar essa comédia sobre vigaristas argentinos em sua versão dublada, pois metade do encanto original do filme vinha desse falar portenho.
O que será que entra no lugar? Um falar de malandro carioca? Não, mas o malandro carioca não é tenso como o golpista portenho. Seja o que Deus quiser -sempre que se dubla um filme a hipótese do desastre é iminente.
Em todo caso, a outra metade do encanto -que vem dos gestos, dos trajes, dos ambientes e das tramas que os vigaristas vão armando (ou sofrendo)- tende a ficar intacta. "Nove Rainhas" não é o melhor filme argentino dos últimos anos, claro, mas é o de maior sucesso. No mais, é em parte uma história em que a dignidade está sempre em risco.

TV ABERTA

Um Caminho para Noel
Record, 14h.
(The Christmas Path). EUA,1998, 95 min. Direção: Bernard Salzmann. Com Vincent Spano. Anjo é enviado à Terra na tentativa de restaurar a fé de um menino cujo pai morreu e cuja mãe vive no cortado para sustentar a ele e à irmã.

Confusões no Natal
Globo, 15h45.
(I Saw Mommy Kissing Santa Claus).EUA, 2001, 84 min. Direção: John Shepphird. Com Connie Sellecca. Já escaldado com a iminente separação dos pais de um amiguinho, menino vê a mãe beijando Papai Noel. Ele não sabe que Papai Noel é, no caso, o velho e bom papai.

Uma Noite Mágica
SBT, 22h30.
(Jack Frost). EUA, 1998. Direção: Troy Miller. Com Michael Keaton. Órfão descobre às vésperas do Natal que a gaita que ganhara de seu pai -músico frustrado, morto num acidente- era na verdade uma gaita mágica que lhe permitiria satisfazer um grande desejo: rever Jack Frost, ou seja, seu pai.

Golpe Final
Record, 22h30.
(The Circuit 2 - The Final Punch). EUA, 2002, 90 min. Direção: Jalal Merhi. Com Oliver Gruner. Depois do imortal "The Circuit", Jalal Merhi dirige "The Circuit 2", vulgo "Golpe Final". Aqui, presidiários se entendem com diretor tão tirânico quanto corrupto.

Sonho sem Fim
Cultura, 22h45.
Brasil, 1985. Direção: Lauro Escorel. Com Carlos Alberto Riccelli, Debora Bloch. Riccelli interpreta o cineasta Eduardo Abelim, que começou carreira no Rio Grande do Sul nos anos 20 e foi um dos precursores do cinema nacional.

Intercine
Globo, 1h40.
Às vésperas do Natal, o espectador terá de escolher entre "Anna e o Rei" (1999, de Andy Tennant, com Jodie Foster) e "Um Homem de Família" (2000, de Brett Ratner, com Nicolas Cage).

A Árvore de Natal
SBT, 3h.
(The Christmas Tree). EUA, 1996. Direção: Sally Field. Com Julie Harris. Arquiteto quer usar belo pinheiro de um convento para enfeitar árvore de Natal do Rockfeller Center. E o que fazer com a freira que, por décadas, amou a árvore e dedicou-se a ela?

O Quarto Rei Mago
Globo, 4h10.
(Il Quarto Re - The Fourth King). Itália, 1997, 90 min. Direção: Stefano Reali. Com Raoul Bova. Alazhar é o fazendeiro que deixa mulher e filho para dar uma força aos três reis magos.

Penitenciária Maluca
SBT, 4h40.
(Doin" Time). EUA, 1984, 81 min. Direção: George Medeluk. Com Jeff Altman. Comédia sobre vendedor acusado, por engano, de estupro. Mas, até que isso se prove, ele viverá a vida de detento. (IA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Socorro! Quero um fígado autolimpante!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.