São Paulo, sábado, 23 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

Keiny Andrade/Folha Imagem
O piloto de Fórmula 1 Felipe Massa acompanhado da noiva, Rafaela Bassi, chega ao evento


RONALDO & ROBERTO

O ex-gordo e o magro

"Ah, mas que gente chata!", queixa-se Ronaldo pela porta entreaberta do Cafe de la Musique. À sua frente, o alvo da reclamação: sete flashes nervosos e três bloquinhos de anotações. "A casa armou imprensa", cochicha o jogador com um segurança. Tem razão. Horas antes, a assessoria do Cafe disparou e-mail às redações anunciando a provável aparição de Ronaldo no lugar.

 

Ele não passa de dois metros da porta. Ouve mudo os apelos dos repórteres - "Ronaldo, uma palavrinha!"- e, segundos depois, vira as costas e bate em retirada. São 0h17min da madrugada de sexta-feira.
 

Ronaldo parte sem nem cumprimentar o homenageado da festa -o piloto Felipe Massa, que lá dentro divide uma garrafa de Veuve Clicquot com amigos. O jogador desce as escadas e caminha a passos largos rumo à BMW 750 preta do também galáctico Roberto Carlos, que chegou dirigindo. A camisa pólo rosa não deixa dúvidas: Ronaldo está mais magro, sem vestígios daquela barriguinha com a qual um dia sonhou ser hexa. Ele entra no carro se esquivando dos flashes. Lá dentro, se contorce, na inútil tentativa de evitar mais um clique.
 

"Fala para o Roberto Carlos vir. Não dá para ficar aí", avisa um segurança encostado no carro em que Ronaldo já está. São 0h18min. Roberto Carlos deixa a boate em direção ao carro, e sai cantando pneu. Foram apenas 180 segundos de Ronaldo e Roberto Carlos na festa de Massa.
De lá, a dupla segue para a Vila Olímpia, onde se imaginava livre da imprensa. Os dois jogadores ficam rodando de BMW pelo bairro por mais de uma hora. Perto de 2h, entram no clube Peccato, no Itaim Bibi. Saem de lá duas horas depois, e vão para o apartamento de Roberto Carlos, em Pinheiros. Moças entram no prédio. Da calçada, ouve-se, em alto e bom som, a música "Festa", de Ivete Sangalo.
 

Sem o brilho da dupla do barulho, a festa de Felipe Massa continuou rolando pela madrugada.
 

Ele chegou no Cafe depois das 22h, em uma Ferrari Maserati preta. Em homenagem ao piloto, e à Ferrari, todos deviam trajar branco e vermelho. A modelo Letícia Birkheuer (namorada de Ricardo Mansur, sócio da casa), gafe!, usa um vestido azul-marinho. "Eu não sabia, não fui avisada". Também estão na festa a modelo Helen Ganzarolli, o humorista Bola, do Pânico, o apresentador Otavio Mesquita, o casal Alvaro Garnero e Caroline Bittencourt.
 

Massa não quer, ou não pode, falar sobre Fórmula 1. "Orientação da Ferrari", explica. Todas as entrevistas do piloto têm que ter autorização da escuderia. Mas, com alguma insistência, o piloto -calça branca, cinto D&G de fivela grande, no estilo "frigideira"- declara: "Esse foi, sem dúvida nenhuma, o melhor ano da minha vida. Mas, desculpe, não posso falar mais que isso. É orientação da Ferrari".

PRÓXIMA BOMBA
Depois dos controladores de vôo, os funcionários das empresas aéreas: por muito pouco dois grupos de empregados, da Gol e da TAM, não viraram as costas e foram embora dos aeroportos de Congonhas e de Brasília, anteontem, no auge do caos aéreo. Diante da revolta e dos berros de passageiros, eles estavam determinados a abandonar seus postos de trabalho.

DRAMÁTICO
A situação foi contornada depois do apelo dramático de uma gerente que afirmou aos subordinados que não só a empresa em que trabalham seria prejudicada: a cabeça dela também seria cortada na guilhotina do caos em caso de debandada dos funcionários.

O "X" DA QUESTÃO
Juca de Oliveira está escrevendo um monólogo que pretende levar aos palcos no ano que vem. "Eu vivia reclamando de assuntos que nos indignam, como mensalão, sanguessugas e supersalários", diz ele. "Aí, pensei: "Por que não faço um espetáculo sobre isso em vez de ficar reclamando?'".

CABELOS BRANCOS
A prefeitura de Natal e o Sindicato da Indústria da Construção Civil do RN, que se enfrentam desde que a prefeitura embargou uma obra próxima ao morro do Careca, cartão-postal da cidade, devem se unir hoje no "Abraço ao Morro do Careca" -evento que terá a modelo Fernanda Tavares como símbolo. "Concordamos com a preservação do local, como quer a prefeitura. Mas achamos que ela deve indenizar construtores que já tinham começado a obra", diz Silvio Bezerra, presidente do sindicato. A prefeitura afirma que pagará apenas com ordem judicial.

RAÍZES
Depoimentos do jogador de futebol Leônidas, do historiador Sérgio Buarque de Holanda e de mais cerca de 3.000 outras pessoas ilustres que estavam no acervo do Museu da Imagem e do Som vão ser restaurados. A instituição acaba de receber um patrocínio de R$ 400 mil para recuperar as fitas de vídeo e cassetes. "Se demorasse mais, iríamos perder grande parte do material", diz a diretora do museu, Graça Seligman.

CURTO-CIRCUITO

O ESPETÁCULO "MISA CRIOLLA", de Ariel Ramírez, terá apresentação gratuita, hoje, no Memorial da América Latina.
O GRANDE PRÊMIO CONSAGRAÇÃO será hoje, a partir das 14h, no Jockey Club de São Paulo, no Morumbi.
O CLUBE ROYAL recebe o DJ Nadav, que toca em NY, e os DJs Puff e Lucky, amanhã, a partir das 23h, no Centro.
A PACHA, na Vila Leopoldina, faz a noite "Closing Party", só para convidados, com o DJ Carlos Dall'anese, amanhã.
O ESPAÇO GRANDE OTELO, em Osasco, apresenta o show "A Luz do Natal" com a cantora Isa Ferreira.
O MUSEUM DINING ART promove a noite "Christmas Party", fechada para convidados, amanhã, a partir das 22h.

Texto Anterior: Distribuição limitada
Próximo Texto: Fábio de Souza Andrade - Luiz Vilela: dois dedos de prosa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.