São Paulo, Segunda-feira, 24 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Órgão comemora viagens

especial para a Folha

A Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses (CNCDP), que está bancando a produção lisboeta de "Il Guarany", é um órgão criado pelo governo português em 1986, com o objetivo de comemorar todas as viagens e descobertas dos lusitanos.
Chefiados pelo comissário-geral, o professor doutor Joaquim Romero Magalhães (historiador e pesquisador de história do Brasil), seus 112 funcionários, sediados na Casa dos Bicos, em Lisboa, empenham-se em uma série de atividades como exposições, edições de livros, revistas, CD-ROM, concertos, documentários etc.
Já em 1985, realizou-se uma celebração para marcar a passagem do Cabo da Boa Esperança pelo navegador Bartolomeu Dias. As atividades ficaram mais intensas na década de 90, com o Pavilhão de Portugal na Feira Universal de Sevilha (92), as comemorações da chegada dos portugueses ao Japão (93) e um ano dedicado ao Tratado de Tordesilhas e ao Infante d. Henrique (94).
Em seguida, vieram os grandes intelectuais portugueses: Camões foi lembrado em 95, com o padre Antônio Vieira sendo homenageado no ano seguinte.
Em 97, tiveram início os preparativos para a comemoração da grande viagem de Vasco da Gama, cujos 500 anos foram completados em 98. Os festejos da viagem de Cabral e do Descobrimento do Brasil começaram em 99 e devem se estender até 2001. (IFP)


Texto Anterior: Rei Carlos 1º assistiu récita
Próximo Texto: Roberto Duarte edita partitura integral da ópera
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.