São Paulo, Segunda-feira, 24 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Roberto Duarte edita partitura integral da ópera

especial para a Folha

É difícil exagerar a importância da revisão da partitura de "Il Guarany" feita pelo maestro Roberto Duarte, a ser editada pela Funarte.
Até agora, todas as casas de ópera que se interessaram em montar a ópera de Carlos Gomes tinham de utilizar uma cópia manuscrita, de autoria desconhecida, da Ricordi Brasileira, de São Paulo.
Impressa, só havia a redução para canto e piano -editada em conjunto pela Funarte e pela Ricordi, em 1986.
Com base nestas duas fontes -e também em um manuscrito autógrafo do compositor, com várias inserções de diferentes copistas, obtido na seção de música da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro-, Duarte produziu não apenas a partitura completa de orquestra (ou "grade"), como uma nova redução para canto e piano e as partes cavadas (partituras separadas de cada instrumento de orquestra).
E o melhor: o regente desconsiderou os cortes tradicionalmente feitos no "Guarany", editando uma partitura 100% integral. A maior concessão a que Duarte se permite é, na abertura (que Gomes chamou de sinfonia), indicar, por meio de flechas, um dos cortes determinados pela tradição.
Trecho mais conhecido da ópera, devido à sua radiodifusão pelo programa "A Voz do Brasil", a abertura foi adicionada pelo compositor a "Il Guarany" apenas no ano seguinte a sua estréia.
Na primeira récita da ópera, no Teatro alla Scala, em Milão, em 19 de março de 1870, foi tocado um prelúdio -mais simples e baseado no tema musical que acompanha o protagonista.
Em última análise, a decisão sobre qual executar (o prelúdio original ou a mais popular sinfonia) cabe ao regente. Responsável pela direção musical em Lisboa, o maestro Luiz Fernando Malheiro procura uma fórmula que permita que se toquem os dois. (IFP)


Texto Anterior: Órgão comemora viagens
Próximo Texto: Relâmpagos - João Gilberto Noll: A sessão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.