São Paulo, Segunda-feira, 24 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PARIS, PRIMAVERA-VERÃO

Galliano faz desfile com "mendigas"

de Paris

Menos tendência e mais marketing. Essa foi a tônica dos desfiles de alta-costura da coleção primavera-verão 2000, que transformaram Paris no centro da moda na última semana. No universo das roupas únicas, caras, artesanais, o inglês John Galliano deu o que falar, com seu seu desfile para a Dior, em versão Joãsinho Trinta.
Muitos torceram o nariz para as mendigas de luxo, modelos de musselina rasgada, costura à mostra, gravatas e barbantes na cintura. Falou-se muito do espetáculo, pouco de alta-costura. Yves Saint-Laurent fechou a temporada com chave de ouro. Para o dia, saias e calças safari, recriadas com lãs finas em malva, cinza-pérola e rosa, chapéu envolto em musselina. Para a noite, organza e flores coloridas.
O clássico incontestável de Laurent na passarela, aplaudido por Paloma Picasso, Isabelle Huppert e Catherine Zeta-Jones, teve tanto impacto quanto a notícia veiculada na véspera do desfile: a nomeação do texano Tom Ford para a direção da grife, há dois meses sob o controle do grupo italiano Gucci. Ford substitui Pierre Bergé e assume o controle da criação, e do marketing, da marca YSL.
Já Jean-Paul Gaultier, Christian Lacroix e Karl Lagerfeld fizeram "apenas" moda. Gaultier, o mais elogiado da temporada, pegou a rota da Índia e fez de suas mulheres deusas modernas em um mercado de especiarias, vestidas de tailleurs de stretch preto e túnicas sobre pijamas de seda.
Lacroix levou ao extremo a arte de combinar cores e tecidos, em modelos que mais pareciam telas contemporâneas, feitas de seda, organza e tule. Lagerfeld voltou no tempo e criou para Chanel uma coleção-homenagem às mulheres dos anos 50: cintura em metal, pequenas ombreiras, busto desenhado e cores ácidas.
Alexander McQueen, da Givenchy, oscilou entre o tailleur megaestruturado e uniformes militares de proporções curiosas. Integrou couro, tule, metálicos e musselina. (FÁTIMA GIGLIOTTI)

Texto Anterior: Prêmio destaca profissionais
Próximo Texto: Televisão - Fausto Martino: Fausto põe Galvão para escanteio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.