São Paulo, segunda-feira, 24 de janeiro de 2005

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18ª SP FASHION WEEK

Estande serve gratuitamente cerca de 450 litros de aguardente e 11 mil doses de frozen 51 por dia

Cachaça invade o reino do champanhe

FERNANDA MENA
DA REPORTAGEM LOCAL

"Cachaça agora é fashion", ri Rita Müller, dona da Cia. Müller de Bebidas, dona da marca de cana 51. A aguardente é patrocinadora master da SPFW e elevou o grau alcoólico do principal circo da moda da América Latina ao promover caipirinhas e drinques.
A cada dia, cerca de 450 litros da aguardente e 11 mil doses de frozen 51 são distribuídos gratuitamente dentro de estandes que abrigam VIPs, fashionistas, convidados e eventuais penetras. Na sala da cachaça 51, há pelo menos cinco barmen que trabalham mais de 12 horas por dia para dar conta da mania etílica, promovendo ainda mais o escapismo típico do mundo fashion.
Na opinião de um produtor de moda, que preferiu não se identificar, a SPFW está parecendo um evento de cachaceiros. Para ele, evento de moda não seria apropriado para distribuir cachaça.
Nem a massa de repórteres e jornalistas, enfurnados na sala de imprensa, escapou do assédio. A partir das 18h, garçons passam de computador em computador com uma bandeja cheia de caipirinhas e batidas de cachaça. "Caipirinha? Aceita? Só para descontrair", oferece um garçom.
"Isso é uma indução à corrupção no trabalho", brinca o jornalista Alex Rosa, de uma publicação americana. "Vai da ética de cada um aceitar ou não a bebida."
"É a era da cachaça no reino do champanhe", brinca um dos assessores da marca -que pediu exclusividade no provimento de álcool, mas não conseguiu vencer a bebida por excelência do povo da moda. Em outros estandes, há champanhe a rodo. Pelo menos 250 garrafas são estouradas por dia nas áreas VIPs.
Uma consultora de moda, que também não quis se identificar, afirma que no empurra-empurra de entrada dos desfiles, tem um cheiro de cachaça...
Tamanha abundância de álcool acabou confundindo quem controla o acesso das centenas de adolescentes que circulam pelo evento a um copo de bebida.
A equipe da 51, no entanto, garante que ninguém menor de 18 anos consegue tirar da bandeja um copo de caipirinha em seu estande e que, até ontem, nenhum incidente havia sido causado por convidados mais sedentos. Müller admite, porém, que as festas de fim de noite do estande têm contado com performances de gente que dança sobre os balcões, animada por drinques da casa. O andar firme das passarelas ganha novo contraponto no tropeço cambaleante de convidados que deixam o evento depois das 22h.
De acordo com a produção da SPFW, os drinques -assim como energéticos, refrigerantes, capuccinos e água- distribuídos gratuitamente são um "agrado" e o que vale é a escolha de cada um em beber ou não álcool. Aprecie os desfiles com moderação.


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