São Paulo, quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

Frank Miller falha na busca pelo original

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

É possível que Frank Miller seja mesmo um gênio das "graphic novels", mas isso não torna "Sin City - A Cidade do Pecado" (HBO, 21h) obrigatoriamente um filme genial.
Pode-se alegar que Miller participou da adaptação e esteve próximo de Robert Rodriguez na realização do filme, mas existe ali algo que não cola.
Pode vir de uma violência excessiva e excessivamente estilizada, que caracteriza as histórias do filme. Pode vir dessa espécie de facilidade e prévia aceitação que certos temas propiciam. Ou ainda do tratamento maneirista da imagem, que usa recursos informáticos até onde é possível.
Não há dúvida de que o cinema precisa sempre ir em busca da originalidade. Mas não é verdade que o encontre a cada tentativa.
Quem quiser o novo vai encontrá-lo mais no Orson Welles de "It's All True" (Telecine Cult, 19h), ou nos "Fantasmas de Marte" (TNT, 22h), de John Carpenter.


Texto Anterior: Crítica: Filme mostra Rolling Stones por Godard
Próximo Texto: Marcelo Coelho: Elegia para um cometa injustiçado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.