São Paulo, quinta-feira, 24 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chinês autêntico ignora o português

Maria do Carmo/Folha Imagem
Bem servidas, porções do Chi Fu trazem camarões que variam do pequeno ao gigante


COLUNISTA DA FOLHA

Obter as fotos desta reportagem não foi fácil. E não falo de problemas técnicos. A dificuldade foi conseguir se comunicar com alguns dos responsáveis pelos restaurantes para agendar a visita do fotógrafo, já que a maioria deles não fala mais do que três palavras em português.
Ante o desespero dos fotógrafos, temerosos de simplesmente aparecer ali com uma câmera em riste -e ademais, como capturar as fotos dos pratos que eu havia sugerido? Ficando de campana até que algum incauto pedisse?-, resolvi apelar para a diplomacia. Literalmente. Procurei a Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico em São Paulo pedindo que eles nos ajudassem com um tradutor. E foi somente após a intermediação de um intérprete que as fotos foram produzidas.
Para mim, essa dificuldade na comunicação não foi surpresa. Como cliente, tentei entender a diferença entre as marcas dos diversos destilados de arroz chinês à venda em um dos restaurantes. Sentindo-me em solo chinês, apontava para uma garrafa e indagava por que aquela era diferente das demais, e assim por diante. A resposta, sempre a mesma, vinha de maneira sucinta: "cachaça". "Mas essa aqui não seria mais alcoólica?", insistia. "Cachaça." "E por que essa é diferente? Vem de outra região?", tentei novamente. "Cachaça!". "Ok, sirva-me uma cerveja", desisti.
Outro desencontro aconteceu quando um grupo de gourmets capitaneado pelo sushiman Jun Sakamoto esteve no Chi Fu para um jantar em grande estilo. Como esses restaurantes têm cerveja, saquê, uísque, mas não têm vinho, a trupe resolveu se prevenir. Levou vinhos brancos da Bourgogne e taças de cristal austríaco. Tudo em vão, já que o Chi Fu não tinha saca-rolhas... (JM)

Texto Anterior: Comida: Chineses underground
Próximo Texto: Comida: A nova e a velha Espanha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.