São Paulo, terça, 24 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV PAGA
Entre luxo e originalidade

da Redação

Para acabar de vez com a discussão sobre se o cinema deve ser arte ou espetáculo, ele poderia ser dividido, como os concursos de fantasia, nas categorias luxo e originalidade.
Uma coisa não impede a outra, sem dúvida, mas está claro que "Titanic" -em cartaz nos cinemas-, por exemplo, concorre na categoria luxo. Já o "Caro Diário" (Eurochannel, 16h), de Nanni Moretti, entra na categoria originalidade, é óbvio: trata-se de um filme-diário fulgurante, originalíssimo e, mais que tudo, divertidíssimo.
Até aí, tudo bem. Já "Cassino" (Telecine 1, 13h10) fura todo o esquema. Tem luxo na mixaria, originalidade na baixeza. E talvez valha justamente por causa disso.
(IA)


FILMES INÁCIO ARAUJO

ALÉM DOS LIMITES
Bandeirantes, 13h05. EUA, 1991, 97 min. Direção: Michael Mileham. Com Mimi Lesseos, Verrel Reed. Gângster da área de tráfico de narcóticos comete a imprudência de matar o namorado e ferir o irmão de uma campeã de artes marciais. Ela os perseguirá implacavelmente, de beco em beco da Chinatown de Los Angeles, até chegar ao ponto de sempre: vingança total. Além dos limites.

UM ROBÔ ESPECIAL
SBT, 13h30.
(Too Much). EUA, 1987, 88 min. Direção: Eric Rochat. Com Bridgette Andersen, Masao Fukusawa. Menina faz amizade com um robô, no Japão. O encontro de três mitos tecnológicos: robôs, Japão e juventude.

UM SONHO DISTANTE
SBT, 16h30.
(Far and Away). EUA, 1992, 137 min. Direção: Ron Howard. Com Tom Cruise, Nicole Kidman e Thomas Gibson. Jovem irlandês luta para conquistar seu pedaço de chão. Versão hollywoodiana do drama dos sem-terra irlandeses, com o careteiro Cruise e a bela Nicole Kidman.

KARATE WARRIOR 5: A VINGANÇA
Bandeirantes, 17h30.
(Karate Warrior 5). Itália/EUA, 1992, 87 min. Direção: Larry Ludman. Com Christopher Alan, Richard Goon. Quinta aventura de Larry Jones, o rapaz do quimono de ouro. Aqui, seu rival Jeff aposta todas as fichas num certo Touro do Alabama, que julga capaz de derrotar Larry.

SANSÃO E DALILA
Record, 20h.
(Samson and Delilah). EUA, 1949, 131 min. Direção: Cecil B. DeMille. Com Victor Mature, Hedy Lamarr, George Sanders. Dalila descobre que a força do poderoso Sansão está nos cabelos. Com isso, consegue entregá-lo aos inimigos. A história não terminará por aí. Fábula da Guerra Fria, sem dúvida, reacionária, sem dúvida, em que um Ocidente judaico-cristão histérico junta forças para combater o materialismo (filisteus igual a comunistas). Mas o que diferencia DeMille e faz o encanto do filme é o erotismo quase demente.

O HOMEM COM A LENTE MORTAL
CNT/Gazeta, 21h30.
(The Man with the Deadly Lens). EUA, 1982, 118 min. Direção: Richard Brooks. Com Sean Connery, Katharine Ross. Connery é o repórter sensacionalista que vai ao Oriente Médio em busca de uma entrevista espetacular. É quando eclode uma vasta crise. Não vem ao caso deter-se sobre ela, mas à notável conclusão de Brooks sobre a existência de um mundo dominado pela cultura do espetáculo e em vias de se tornar puro espetáculo. Essencial (e bem filmado).

VINGANÇA CEGA
Bandeirantes, 21h40.
EUA, 1994, 83 min. Direção: Stephen Lieb. Com Rod Kei, Carl Vanmeter. Famoso lutador de artes marciais tem sua violenta vida ameaçada por antigo desafeto, que ressurge do passado. Inédito.

LADRÕES DE SABONETE
Cultura, 22h30.
(Ladri di Saponette). Itália, 1989, 82 min. Direção: Maurizio Nichetti. Com Maurizio Nichetti, Caterina Sylos Labini, Renato Scarpa. Diretor de cinema (Nichetti) apresenta seu drama neo-realista, em preto-e-branco, numa estação de TV. Ali, terá sua obra conspurcada pelos anúncios que interrompem a projeção. Não só: a horas tantas, as imagens do filme e as dos comerciais passam a se misturar. Falso bom assunto, levado sofrivelmente.

INTERCINE
Globo, 22h45.
Em pleno Carnaval, a escolha proposta é entre "Papéis Trocados" (1994, de Michael Katleman, com Mel Harris), "No Mundo da Lua" (1991, de Robert Mulligan, com Sam Waterston, Tess Harper) e "Hello Dolly" (1969, de Gene Kelly, com Barbra Streisand, Walter Matthau). A semana mantém a escrita, com os dois primeiros filmes inéditos e o terceiro, reprise.

INFERNO NO ASFALTO
CNT/Gazeta, 23h45.
(White Line Fever). EUA, 1975, 90 min. Direção: Jonathan Kaplan. Com Jan-Michael Vincent, Kay Lenz. Caminhoneiro honesto (Vincent) é forçado a levar mercadoria ilícita em seu caminhão. Ele se rebelará contra a situação.

CONFIDÊNCIAS A UM ESTRANHO
Cultura, 0h.
(Confidences à un Inconnu). França, 1995, 92 min. Direção: Georges Bardawil. Com Sandrine Bonnaire, William Hurt. Viúva de São Petersburgo, Rússia, vive tumultuadamente até que se aproxima do estranho em questão (William Hurt), que se torna seu confidente e, depois, algo mais. Legendado.

SALSA - O FILME QUENTE
Globo, 2h.
(Salsa). EUA, 1988, 97 min. Direção: Boaz Davidson. Com Robby Rosa, Rodney Harvey, Magali Alvarado. Mecânico (Rosa) fanático por dança participa de concurso de dança. Ou seja: os embalos de sábado continuam.

O AMANTE BILÍNGUE
Bandeirantes, 2h.
Espanha, 1992, 86 min. Direção: Vicente Aranda. Com Ornella Muti, Loles León, Javier Bardem. Ornella é a bela mulher a quem o marido surpreende com um engraxate. Depois de uma briga, ele a abandona. Mas esse não será o final de sua intensa história de amor. Ornella Muti faz possivelmente o filme mais erótico de sua carreira, o que não é nada desprezível.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.