|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Anita Malfatti expôs "Saci" para Lobato
da Reportagem Local
Além de organizar um vasto inquérito sobre as "crendices" em
torno da figura de saci, Monteiro
Lobato foi o promotor de um concurso de arte, em 18 de outubro de
1917, para definir quais seriam os
contornos estéticos do "diabinho
de carapuça".
Na lista de artistas que compareceram ao salão no número 111 da
rua Libero Badaró, em São Paulo,
com trabalhos que retratavam o
saci, estava o nome de uma jovem
pintora chamada Anita Malfatti.
Segundo a biógrafa Marta Rossetti Batista, autora de "Anita Malfatti no Tempo e no Espaço" (IBM
Brasil, 1985), a artista diria mais
tarde que resolveu participar do
concurso atraída pelos artigos de
Lobato, que seriam "avançados
para o meio".
A comissão julgadora da mostra,
da qual Lobato fazia parte, ao lado
de J. Wasth Rodrigues e Amadeu
Amaral, premiou a tela "O Saci e a
Cavalhada", do italiano Cipicchia.
Malfatti não levou nenhum prêmio, mas ganhou (empregue-se ou
não as aspas aqui) a atenção de Lobato, que escreveria artigo sobre a
exposição na prestigiosa "Revista
do Brasil" no qual dizia: "A sra.
Malfatti também deu sua contribuição em ismo. Um viandante e o
seu cavalo, em pacato jornadear
por uma estrada vermelha, degringolam-se numa crise de terror ao
deparar-se-lhes pendente duma
vara de bambu uma coisa do outro
mundo. Degringola-se o cavaleiro,
degringola-se o cavalo, tentando
arrancar-se do pescoço, o qual estira-se longo como feito da melhor
borracha do Pará. Gênero degringolismo. Como todos os quadros
do gênero ismo, cubismo, futurismo, impressionismo, marinetismo, está "hors-concours'".
Nem mesmo o vencedor do concurso recebeu tantas linhas no texto de Monteiro Lobato.
Segundo Rossetti Batista, atraídos por esses comentários de Lobato, o jornalista Arnaldo Simões
Pinto e o pintor Di Cavalcanti resolveram visitar a casa da artista.
Impressionados com a "qualidade
que não é para desprezar" das
obras de Malfatti, eles convencem
a artista a fazer uma "exposição de
pintura moderna" no mesmo salão
que recebera o concurso do saci.
Aberta em dezembro do mesmo
ano, a mostra inspira Lobato a escrever um dos artigos mais polêmicos da história da crítica de arte
no Brasil. Conhecido pelo nome
como foi editado no livro "Idéias
de Jeca Tatu", um ano depois de
publicado em jornal, o texto "Paranóia ou Mistificação?" fala que
Anita teria um "talento vigoroso,
fora do comum", mas condena a
artista por colocar "seu talento a
serviço duma nova espécie de caricatura". O texto ganhou a fama de
ter destruído a carreira de Malfatti.
E tudo começou com um saci.
(CASSIANO ELEK MACHADO)
Texto Anterior: Livro tinha propagandas "estreladas" por sacis Próximo Texto: Mostra atraiu 540 mil pessoas Índice
|