São Paulo, Quarta-feira, 24 de Fevereiro de 1999
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Anita Malfatti expôs "Saci" para Lobato

da Reportagem Local

Além de organizar um vasto inquérito sobre as "crendices" em torno da figura de saci, Monteiro Lobato foi o promotor de um concurso de arte, em 18 de outubro de 1917, para definir quais seriam os contornos estéticos do "diabinho de carapuça".
Na lista de artistas que compareceram ao salão no número 111 da rua Libero Badaró, em São Paulo, com trabalhos que retratavam o saci, estava o nome de uma jovem pintora chamada Anita Malfatti.
Segundo a biógrafa Marta Rossetti Batista, autora de "Anita Malfatti no Tempo e no Espaço" (IBM Brasil, 1985), a artista diria mais tarde que resolveu participar do concurso atraída pelos artigos de Lobato, que seriam "avançados para o meio".
A comissão julgadora da mostra, da qual Lobato fazia parte, ao lado de J. Wasth Rodrigues e Amadeu Amaral, premiou a tela "O Saci e a Cavalhada", do italiano Cipicchia.
Malfatti não levou nenhum prêmio, mas ganhou (empregue-se ou não as aspas aqui) a atenção de Lobato, que escreveria artigo sobre a exposição na prestigiosa "Revista do Brasil" no qual dizia: "A sra. Malfatti também deu sua contribuição em ismo. Um viandante e o seu cavalo, em pacato jornadear por uma estrada vermelha, degringolam-se numa crise de terror ao deparar-se-lhes pendente duma vara de bambu uma coisa do outro mundo. Degringola-se o cavaleiro, degringola-se o cavalo, tentando arrancar-se do pescoço, o qual estira-se longo como feito da melhor borracha do Pará. Gênero degringolismo. Como todos os quadros do gênero ismo, cubismo, futurismo, impressionismo, marinetismo, está "hors-concours'".
Nem mesmo o vencedor do concurso recebeu tantas linhas no texto de Monteiro Lobato.
Segundo Rossetti Batista, atraídos por esses comentários de Lobato, o jornalista Arnaldo Simões Pinto e o pintor Di Cavalcanti resolveram visitar a casa da artista. Impressionados com a "qualidade que não é para desprezar" das obras de Malfatti, eles convencem a artista a fazer uma "exposição de pintura moderna" no mesmo salão que recebera o concurso do saci.
Aberta em dezembro do mesmo ano, a mostra inspira Lobato a escrever um dos artigos mais polêmicos da história da crítica de arte no Brasil. Conhecido pelo nome como foi editado no livro "Idéias de Jeca Tatu", um ano depois de publicado em jornal, o texto "Paranóia ou Mistificação?" fala que Anita teria um "talento vigoroso, fora do comum", mas condena a artista por colocar "seu talento a serviço duma nova espécie de caricatura". O texto ganhou a fama de ter destruído a carreira de Malfatti. E tudo começou com um saci.
(CASSIANO ELEK MACHADO)




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