São Paulo, Quarta-feira, 24 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostra atraiu 540 mil pessoas

da Reportagem Local

Depois de passar por São Paulo, Brasília, Salvador e Porto Alegre, a mostra "Brasil Encantado de Monteiro Lobato", uma das principais atrações do Projeto Memória (parceria entre a Fundação Banco do Brasil e a Organização Odebrecht) de 1998, está atualmente no Museu Histórico Nacional (tel. 021/240-2092), no Rio de Janeiro.
Organizada por Carmen Lucia de Azevedo, Marcia Camargos e Vladimir Sacchetta, biógrafos de Lobato, e com direção artística de Elifas Andreato, a exposição tem como objetivo mostrar os diversos rostos do "furacão" chamado Monteiro (de jornalista a empresário, de pintor a tradutor). Antes da etapa no Rio, a mostra já havia atraído, segundo os organizadores, cerca de 540 mil visitantes.
Além da exposição, que será doada para a Prefeitura de Taubaté (SP), que constrói um espaço para recebê-la definitivamente, e da edição fac-similar de "O Saci-Pererê", o Projeto Memória investiu em diversas atividades.
Patrocinou uma biografia de Lobato ("Furacão na Botocúndia"), a realização de um documentário de 55 minutos sobre o escritor (já exibido na TV Cultura), com direção de Roberto Elisabetsky e roteiro de José Roberto Torero, financiou um site na Internet (atualmente fora do ar), investiu na informatização da Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato, no centro de São Paulo, e na revitalização da Chácara do Visconde, sítio em Taubaté onde Lobato passou a infância. (CEM)




Texto Anterior: Anita Malfatti expôs "Saci" para Lobato
Próximo Texto: "Saci" modernista está desaparecido
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.